Sabemos que o dormir é fundamental para a saúde física e mental. É durante o sono que o nosso sistema imunológico se fortalece, há a produção e a liberação de hormônios para o nosso corpo, acontece o descanso de nossos músculos, além é claro, podermos sonhar e estimular nosso cérebro.

Entretanto, pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Sono (ABS) em 2021 durante a pandemia, demonstrou uma sensível piora do nosso sono. Revelou que, dos 6.350 entrevistados,  70%  apresentaram problemas em relação a qualidade do sono, sendo a maior parte (76,7%) mulheres. Os principais resultados da pesquisa são:

As causas desses problemas a gente conhece, ou seja, o confinamento, as incertezas e as mudanças compulsórias nas rotinas fizeram disparar os quadros de estresse e ansiedade.

Mas como reverter esse quadro? Os especialista apontam atitudes simples que estão estabelecidas no protocolo do sono, que são:

Seguem outras dicas importantes obtidas com aqueles que se dizem  “bons de cama”:

Nosso propósito é equilibrar a sua vida. Corpo, Mente e Espírito. Vimos que existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para atingir este objetivo. Sabemos que não é fácil mudar de hábitos, mas com ações simples podemos melhorar nosso sono e, consequentemente, nossa saúde física e mental.

Fonte:

  1. Jornal O Globo de 25/09/2021, texto de Angélica Banhara.
  2. Pesquisa diversas realizada pela redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *