Ter plantas em casa, no jardim ou na varanda, deixa o ambiente mais agradável, bonito e aconchegante. Mas, nem todas as espécies precisam de cuidados especiais, algumas são plantas fáceis de cuidar e demandam pouca manutenção. Há aquelas que resistem a alguns descuidos, esquecimentos ou pequenos excessos.

PUBLICIDADE

Conheça alguns tipos que você pode cultivar facilmente na sua casa e que são ótimas opções para quem não tem muito tempo ou nenhuma habilidade para a jardinagem. Confira a seguir uma lista com sugestões de plantas fáceis de cuidar:

1. Espada-de-São-Jorge

FOTO: REPRODUÇÃO / CATÊ POLI PAISAGISMO

A espada-de-são-Jorge é resistente e pode ser cultivada em pleno sol ou a meia-sombra. É facilmente cultivada em pequenos vasos ou canteiros no jardim. Vive bem também em ambientes internos. Regue uma vez na semana, mas cuidado com o excesso de água para não deixar o solo encharcado.

2. Tillandsia

FOTO: REPRODUÇÃO / BOTÂNICA E TAL

A tillandsia é uma planta que vive no ar ou em suportes, dispensando o cultivo na terra ou em vasos. Necessita de um local protegido do sol, com luz indireta e não precisa de muita água, pois absorve a umidade do ar. Vive bem em varandas e ambientes internos e úmidos.

3. Hibisco

FOTO: REPRODUÇÃO / WOLFF GARDEN PAISAGISMO

O hibisco é uma das plantas fáceis de cuidar para jardim. Suas flores são encantadoras e de diversas cores. Não são exigentes quanto ao tipo de solo e resistem à falta de água, sobrevivendo com chuvas e regas ocasionais. Pode ser cultivado em pleno sol ou meia-sombra. Sua floração é duradoura e surge no final do inverno ou começo da primavera. No jardim não necessita de poda, mas se plantando em vaso requer a retirada de galhos secos.

4. Jibóia

FOTO: REPRODUÇÃO / BOTÂNICA E TAL

PUBLICIDADE

Uma planta tropical, resistente e bem fácil de cuidar. Ideal para ser cultivada em vasos na varanda ou em ambientes internos. Requer pouca manutenção: basta regar duas vezes na semana e garantir um pouco de luz natural.

5. Dracena-de-Madagascar

FOTO: REPRODUÇÃO / ADRIANO GRONARD PAISAGISMO

Uma planta arbustiva de aparência exótica e escultural. Deve ser cultivada em ambientes com boa iluminação, com sol pleno ou sombra parcial. É uma planta fácil de cuidar em vasos ou jardins. Crescerá lentamente, mas sem dificuldade. Apenas lembre-se de irrigar periodicamente e remover folhas baixas e velhas. Também não tolera frio ou ventos fortes.

6. Pata-de-elefante

FOTO: REPRODUÇÃO / GIL FIALHO PAISAGISMO

Com aspecto único e frondosa folhagem, as patas-de-elefantes são plantas fáceis de cuidar em vasos ou jardins, pois crescem com pouca água. Praticamente não exigem manutenção e suportam longos períodos de estiagem, armazenando água em seu tronco. Muito usada para a decoração de varandas ou sacadas e também como ponto de destaque em jardins.

7. Violeta

FOTO: REPRODUÇÃO / SANDRA MARQUES DE LEON

As violetas são práticas e de cultivo bem simples. Com dimensão compacta são plantas fáceis de cultivar em vasos e ótimas para decorar qualquer cantinho da casa. Além disso, adicionam cor e beleza com suas flores delicadas. Devem ser cultivadas em um local protegido do sol direto, mas com bastante claridade. Exigem poucas regas, porém sempre coloque água quando notar que a terra está seca.

8. Aglaonema

FOTO: REPRODUÇÃO / SELVVVA

A algaonema é uma bela folhagem tropical, que cresce inclusive na sombra e com pouca água. Evite cultivá-la em ambientes secos ou com ar-condicionado constante. Regue uma vez na semana, mantendo o solo sempre úmido. Sua folhagem é tóxica, portanto mantenha-a fora do alcance de animais e crianças.

PUBLICIDADEhttps://114c2ff6cbf08fa7ef613091dd58d7fb.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

9. Aspargos-pluma

FOTO: REPRODUÇÃO / MARCELO BELLOTTO

Cultivar aspargos-pluma é muito fácil: basta colocá-los em um local sob o sol. Não precisa se preocupar com mais nada. São plantas muito fáceis de cuidar para jardins ou em vasos na varanda, pois não exigem podas e precisam de pouca água.

10. Cactos e suculentas

FOTO: REPRODUÇÃO / ELKIS PAISAGISMO

Os cactos e as suculentas são espécies bem resistentes e que exigem poucos cuidados. São plantas fáceis de cuidar em vasos, pois requerem pouco espaço de cultivo. Apenas exigem um ambiente com bastante luz natural. Precisam de pouca água e toleram eventuais esquecimentos.

11. Árvore-da-felicidade

FOTO: REPRODUÇÃO / JARDIM RECANTO DO ENCANTO

São plantas fáceis de cuidar para varanda, pois devem receber uma boa quantidade de luz natural, mas sem a incidência do sol durante o dia todo. Acredita-se que exemplares dessa espécie trazem felicidade para o lar. Devem ser regadas diariamente, mantendo o solo sempre úmido. Também devem ser feitas podas de limpeza e formação. Durante seu crescimento, pode ser necessário amarrar seu caule em uma estaca para que não caia.

12. Clorofito

FOTO: REPRODUÇÃO / BOTÂNICA E TAL

Planta de fácil cultivo, em vasos ou interiores, é pouco exigente com manutenção e capaz de sobreviver um tempo sem água. Mas procure regar regularmente, evitando que a terra fique seca por completo. Pode ser cultivada a meia-sombra ou sol pleno.

Continue lendo esse artigo em: https://www.tuacasa.com.br/plantas-faceis-de-cuidar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *