São compostas basicamente por frutas, folhas, cereais, leguminosas, nozes e sementes, sendo  o que difere uma da outra, é o fato da alimentação vegana ser mais restrita, não havendo consumo de nada de origem animal ( não só na alimentação), enquanto que na vegetariana, podem ser incluídos laticínios e/ou ovos.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), define o vegetarianismo como o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes e trata o veganismo como uma modo de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração contra os animais – seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.

Os dois tipos de alimentação são benéficas para a saúde, pois ajudam na prevenção de doenças crônicas como as cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade e câncer, por exemplo, entre outras vantagens.

Ainda de acordo com a SVB, em seu guia alimentar, os benefícios das dietas ricas em hortaliças, estão relacionados à redução de câncer, cardiopatias, obesidade, doenças da vesícula biliar e hipertensão, um reforço importante na prevenção de doenças e na melhora da qualidade de vida.

Em uma alimentação mais natural, também há uma aumento importante na quantidade de fibras,  diminuindo o acúmulo de gorduras no organismo,  favorecendo a digestão e ao bom funcionamento do intestino, diminuindo a constipação, o inchaço e outros problemas digestivos, causados por alimentos ricos em gordura como a carne.

Ao reduzir o consumo de gorduras saturadas e colesterol, entre outras substâncias contidas em alimentos de origem animal, é possível perceber efeitos positivos na pele, cabelos, peso e sono,   benefícios esses adquiridos a partir de uma dieta balanceada, consciente e com acompanhamento nutricional, o que é muito importante, principalmente se for um novo caminhar.

Esse acompanhamento também deve ser direcionado as crianças, gestantes, nutrizes, idosos, para que não haja deficiências nutricionais necessárias em cada uma dessas fases. Afinal quem disse que esses grupos não podem ser veganos ou vegetarianos?  Isso vale também para os esportistas.

É possível afirmar que ambas dietas são saudáveis, sendo que a vegetariana, é possível compensar alguns nutrientes importantes presentes na carne (vitamina B12), através dos ovos e outros alimentos de origem animal.  Na dieta vegana, é necessário compensar essa falta através de suplementos ou alimentos fortificados.  É preciso, também, ficar atento as necessidades de vitamina D, cálcio, ferro, proteínas e ômega 3.

Também é possível adquirir os nutrientes necessários nesses tipos de alimentação com a orientação de um profissional adequado, através de um cardápio completo com todos os nutrientes necessários e suplementação.

As pessoas hoje em dia, estão em busca de uma maior qualidade de vida e mudar o tipo de alimentação tem sido um primeiro passo para muitos.  Comece devagar, busque informações com quem entende, mantenha os exames em dia, faça exercícios físicos e cuide da mente.

Existe hoje no mercado, uma quantidade grande de produtos voltados para o público vegano/vegetariano, diferentes e saborosos para agradar aos diversos paladares.  Experimente, invente, acrescente mais cor e nutrientes no prato e isso vale para todos independente do estilo alimentar adotado.

Fontes: 

https://revistaabm.com.br

https://prodiet.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *