Com as altas temperaturas do verão, aproveitar a praia é um ótimo lazer para todos.  Um passeio para se aproveitar com a família e amigos, por isso, alguns cuidados são necessários para que a saúde não seja afetada, principalmente com crianças e idosos.

O uso do protetor solar é de extrema importância pela ação dos raios ultravioleta, mas não é só isso.  Vale a pena sempre lembrar da questão da hidratação adequada e também da atenção com a alimentação, onde muitas pessoas não tem o conhecimento da necessidade desses cuidados.

Quiosques, barracas, carrinhos com variedades diversas de alimentos, ambulantes com vários tipos de bebidas e novidades, chamam a atenção de todos,  cada vendedor faz a sua clientela.  Quem nunca bebeu um mate geladinho ou comeu um espetinho de camarão na praia?  O queijinho de coalho, o milho cozido, a água de coco. Isso já faz parte da nossa cultura, porém,  é preciso alguns cuidados.

Muitas famílias também levam os seus alimentos e bebidas, mas será que os cuidados necessários são tomados?

É preciso entender que em temperaturas elevadas, o risco de deterioração dos alimentos e contaminação aumentam e com isso, a probabilidade desses alimentos estragarem e provocarem consequências sérias na saúde das pessoas, é muito grande.  É preciso estar atentos à higiene, a refrigeração, ao armazenamento e a temperatura desses alimentos, tanto no que se leva para a praia, quanto aos que se consuma no local.

Vejamos algumas dicas do que levar à praia e de como prepará-los:

Se for consumir alimentos comprados na praia, é importante a prevenção, vejamos também:

Pode parecer um exagero, mas é muito importante a prevenção, principalmente em relação a alimentação.  Dependendo do tipo de bactéria desenvolvida no alimento (existem muitas), os sintomas variam desde um mal estar, diarreia, vômitos até a morte ou em muitos casos, estado vegetativo.  É muito sério! Por isso, os cuidados com o que ingerimos devem ser totais, a saúde merece todo o carinho e atenção.

Mesmo tomando todos esses cuidados, preste atenção nos sintomas, o corpo vai mostrar que não está bem e em caso de intoxicação, repouse, beba bastante água, água de coco, isotônico, alimentação leve e procure um médico o quanto antes.

Fontes:

https://arapuava.camporeal.edu.br

https://alimentesebem,sesisp.org.br

https://tudogostoso.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *