O Carnaval é uma das festas comemorativas mais esperadas durante o ano em todo o país, onde milhares de foliões brincam, pulam, gastam bastante energia durante os quatro dias, sem contar com os preparativos pré e pós-carnaval,  o que exige muito do organismo.

Além do desgaste físico, exposição ao sol e calor, o aumento do consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar e muito o risco de problemas de saúde, sem contar com a variedade de alimentos vendidos  de forma inadequada,  sujeitos a contaminação e doenças.

O corpo nesta época está mais suscetível ao aparecimento de infecções e reações diversas por ser uma rotina fora do habitual, por isso, podem ocorrer infecções alimentares, ressaca e a desidratação.  É necessário evitar comidas gordurosas, frituras e o seu  consumo em quantidades exageradas, alimentando-se de comidas mais leves e mais naturais.

Manter-se hidratado é fundamental, beber água em pouca quantidade várias vezes ao dia, (pelo menos dois litros),  além da água de coco e isotônicos, ajudará bastante na hidratação, afinal, perde-se muita água no suor e junto,  sais minerais importantes ao organismo, havendo então, a necessidade de fazer a reposição.

Ao ingerir bebidas alcoólicas, o corpo perde mais ainda líquidos,  redobrando a necessidade da hidratação.  Intercale com água e alimentação.

É preciso também descansar, a falta de sono pode acarretar alguns sintomas desagradáveis como irritação,agitação, ansiedade, sonolência diurna e também hipertensão.

No período antes da folia prepare o corpo optando por consumir proteínas magras, como peito de frango, ovos e tofu para ajudar na saciedade e suporte muscular, além de gorduras saudáveis como o abacate e as nozes que irão dar energia e também trazer saciedade.  Alimentos fontes de carboidratos se destacam por possuírem glicose e uma das principais fontes energéticas são as frutas.

Outros cuidados também durante o Carnaval:

Algumas doenças são comuns nesta época, e são chamadas doenças de aglomeração como gripes, resfriados e conjutivites, além das sexualmente transmissíveis como herpes, sífilis e hepatite, portanto,  prevenir é sempre o melhor caminho!

Após a festa, evite frituras e alimentos industrializados.  Prefira frutas, verduras e legumes, mantenha a hidratação , evite bebidas alcoólicas, pelo menos uma semana e descanse o corpo.  O sono é fundamental para a reposição de energias, se possível, oito horas e assim, aos poucos, a rotina normal irá voltar.  Atividades físicas ajudam muito.

Fontes:

https://cultutelle.com.br

https://blog.goldencross.com.br

https://correiobrasiliense.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *