O ferro é um mineral fundamental para a saúde, já que é essencial para a formação da hemoglobina, que é um dos componentes das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio no corpo, além de ser importante para o bom funcionamento do sistema imunológico e do metabolismo.

Os sintomas de falta de ferro podem surgir devido à alimentação pobre em alimentos fonte desses minerais ou como consequência de sangramentos excessivos, como hemorragia e fluxo menstrual intenso, o que faz com que exista menor quantidade de ferro e, consequentemente de hemoglobina, resultando em sintomas, sendo os principais:

  1. Cansaço extremo, sono frequente ou desânimo;
  2. Dificuldade para aprender ou ficar atento;
  3. Tornozelos inchados ou inchaço em outras articulações;
  4. Queda de cabelo ou fios fracos e quebradiços;
  5. Pele pálida ou interior das pálpebras sem cor;
  6. Falta de apetite, alterações no paladar ou língua lisa;
  7. Infecções frequentes, devido à baixa da imunidade.

Na presença desses sintomas, é importante consultar o médico para que sejam feitos exames que confirmem os níveis baixos de ferro e permitam identificar a causa da alteração, sendo então possível iniciar o tratamento adequado.

Como confirmar a deficiência de ferro

Para confirmar a deficiência de ferro, é normalmente realizada pelo clínico geral a avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de ser indicada a realização de hemograma para avaliar os níveis de hemoglobina, que podem estar diminuídos, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina.https://ed879eb9e83cc42effd98fa87ec8560d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Além disso, é necessário realizar exames de sangue que avaliem os níveis circulantes desse mineral, como a dosagem de ferro sérico, além da dosagem de ferritina, que é a proteína armazenadora de ferro, e transferrina, que é a proteína responsável pelo transporte de ferro para os tecidos.

Dessa forma, é possível avaliar a gravidade da deficiência de ferro e verificar se as proteínas de armazenamento e transporte estão funcionando corretamente, sendo possível indicar o tratamento mais adequado para aliviar os sintomas e repor os níveis de ferro.

O que fazer

Para aliviar os sintomas de falta de ferro é importante aumentar o consumo de alimentos ricos nesse mineral, como por exemplo carne vermelha, ovo, atum, sementes de abóbora e girassol, banana, brócolis e espinafre, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em ferro.

Em alguns casos, pode ser também indicado pelo médico a suplementação de ferro, principalmente nos casos em que os níveis de ferro são muito baixos e não aumentam mesmo com a realização de alimentação adequada. Assim, pode ser indicado o uso de 1 ou 2 comprimidos de ferro por dia durante alguns meses até que os níveis desse mineral estejam adequados.

Fonte da informação: https://www.tuasaude.com/sintomas-de-falta-de-ferro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *