Todas as pessoas desejam mais tempo livre para fazerem coisas diferentes no seu dia a dia. Algumas trabalham muito e precisam se distrair ou descansar. Outras não trabalham tanto, mas também  precisam sair da rotina.

Um estudo conduzido pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostrou que o excesso de ócio pode causar um efeito contrário ao que se espera, aumentando inclusive, a ocorrência de estresse e ansiedade.

Quando você está ocupado, você não pensa em nada diferente. Normalmente você usa todas as suas energias na atividade que está fazendo, seja ela qual for. Já quando você fica no ócio isso te dá tempo para pensar mais. E aí aquelas coisas que estão engatilhadas e que incomodam a gente,  começam a pipocar e a partir disso os quadros de ansiedade e depressão que já existiam são acionados. Assim como pensamentos ruins que existem em nosso subconsciente.

Outro estudo indicou que a medida que o tempo livre aumentava, a sensação de bem estar também crescia, mas se estabilizava em cerca de duas horas e começava diminuir ao ultrapassar as cinco horas. Entretanto, um fator importante a ser considerado nesta avaliação , é a interpretação que a pessoa tem do tempo livre. Se ela interpretar como fracasso, incompetência, torna-se mais grave a situação. Assim como se esse tempo ocioso não for uma escolha e sim uma consequência de um fator externo.

Por outro lado, também existe a expressão “ócio criativo”, que representa a liberdade e como o tempo livre favorece a criatividade. Neste conceito a alegria e a satisfação  elevam a capacidade inventiva  produzindo ideias e coisas úteis para a sociedade.

Pessoas que dispõem de pouco tempo livre não devem abandonar as obrigações, mas tentar buscar algumas horas de lazer diário. Este lazer pode ser assistir  um programa de TV de sua preferência, brincar com seu animal de estimação, conversar com as plantas, se exercitar , meditar ou fazer qualquer outra coisa que lhe traga alguma satisfação.

Já para aquelas pessoas que não tem muitas atribuições devem se preocupar em utilizar esse tempo livre com tarefas imbuídas de algum propósito. Tais como cuidar da sua saúde físico e mental se exercitando ou caminhando, cuidar de alguma causa social, procurar fazer o bem a alguém, tenha  um hobby  ou outra coisa que quando chegar ao final do dia você julgue que valeu a pena.

Não existe medida de tempo racional para dosar as horas de trabalho e horas de ócio. O ideal é uma quantidade moderada de tempo, uma vez que horas prolongadas sem fazer nada podem estar associadas a falta de senso de produtividade ou de propósito. Lembre, o tempo ideal de descanso é o tempo necessário para recuperar nosso corpo físico e emocional, pois nosso corpo é uma máquina e não está preparado par funcionar 24 horas, 365 dias por ano.

Como tudo na nossa vida precisamos  chegar a um ponto de Equilíbrio. Tudo em excesso faz mal. “Equilibrar a sua vida”. Corpo, mente  e espírito é o nosso propósito.

Fonte: Artigo do Jornal O Globo de 25/09/21.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *