Quando o alarme dispara pela manhã, a única coisa que passa pela nossa cabeça é apertar o modo soneca e dormir mais aqueles 10 minutinhos.

Mas, manter esse hábito não é uma das coisas mais saudáveis. Por isso, seguir dicas para acordar mais disposto é fundamental.

Afinal, acordar cedo se sentindo mais cansado do que foi dormir é o suficiente para deixar qualquer um de mau humor o resto do dia, além disso, todo esse cansaço pode prejudicar diversas atividades ao longo do dia.

Então, criamos esse conteúdo para você que quer acordar mais disposto pela manhã e animar o seu dia.

Qual é o seu cronotipo?

Você sabe ou já ouviu falar em cronotipo? Em geral, isso é a predisposição da pessoa a ter picos de energia ou cansaço durante alguns períodos do dia.

Com isso, podemos encontrar pessoas que são matutinas, ou seja, estão mais dispostas pela manhã, e dormem normalmente das 22hrs às 6h, vespertinas que preferem dormir das 3h às 11h ou também, as intermediárias, que costumam dormir das 00h às 8h.

Então, antes de tudo, é muito importante que você conheça o seu cronotipo.

Acordar cedo pode fazer muito bem para o seu corpo

Muitos estudos feitos sobre o assunto, aprovam a teoria de que: quem acorda mais cedo tende a ser mais produtivo ao longo do dia, ou seja, acaba acordando disposto e por isso torna-se uma pessoa mais proativa.

Acordar cedo e aproveitar o tempo, antes das atividades comerciais, para fazer algo pelo próprio bem-estar, é apontado por muitos como o “segredo do sucesso”. Este hábito também está associado a menores índices de depressão. Mas é possível mudar o nosso cronotipo e passar a acordar mais cedo?

Com um pouco de esforço inicial é possível mudar o hábito. 

6 Dicas de como acordar disposto

Se você não tem o hábito de levantar cedo, ou acordar disposto é uma missão impossível para você, confira essas dicas que separamos.

Afinal, para acordar bem logo pela manhã, é preciso dormir bem. Pois, o cérebro precisa desse descanso para funcionar da maneira correta.

Esqueça a desculpa dos “só mais 5 mintinhos”

O botão soneca, pode parecer uma ótima opção pela manhã, mas na verdade, ele pode ser muito prejudicial para você e assim, torna o ato de sair da cama ainda mais difícil.

Isso acontece porque, para dormir, nosso organismo libera serotonina, um neurotransmissor ligado a um estado de bem-estar e relaxamento. Já na hora de acordar, acontece a liberação da dopamina, que nos deixa mais ativos.

Quando usamos o botão soneca, e passamos por um período de sono interrompido, ocorre uma espécie de confusão mental, que atrapalha muito o momento de despertar.

Por isso, o essencial e mais recomendado, é levantar de uma vez só.

Tome um copo de água assim que acordar

Ninguém fica feliz em ter que acordar cedo, mas, uma dica que pode ajudar muito, é tomar um copo de água assim que acordar.

Lembre-se de que seu corpo está há horas sem receber nenhuma gota de água, e ela é fundamental para que o organismo possa realizar todas as suas funções.

Com esse hábitos logo pela manhã, o seu organismo vai hidratar as mucosas, ativar seu sistema digestivo e até mesmo melhorar a aparência da sua pele, deixando você com muito mais energia para enfrentar o dia.

Tome um café da manhã adequado

Tomar um cafezinho fresco logo pela manhã, é um grande aliado par manter-se disposto. Mas lembre-se, não exagere1 Uma xícara pequena é a dose ideal que o corpo precisa para combater o sono.

Além disso, o café deve ser acompanhado por alimentos ricos em carboidratos, fibras e proteínas, como pão integral, cereais, frutas, iogurte desnatado e queijo branco para fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para cumprir suas atividades.

Pratique atividades físicas pela manhã

Não, não precisa correr uma maratona logo que acordar, sabemos que acordar e se exercitar é uma tarefa muito difícil, mas não é necessário muito para fazer bem ao seu corpo.

Além disso, esse hábito acelera o metabolismo e ajuda a queimar gorduras.

Se fazer essas atividades pela manhã não for viável para você, busque fazer em outros horários do dia. Mas lembre-se, evite se exercitar muito próximo da hora de dormir, dando pelo menos três horas para o corpo desacelerar.

Não leve o celular para a cama

Por mais que seja tentar estar conectado as redes sociais a todo momento, esse é um hábito que pode prejudicar muito a qualidade do seu sono, fazendo que você não acorde nem um pouco disposto pela manhã.

Isso ocorre, pois todos os equipamentos eletrônicos possui uma luz que funciona como um estimulante cerebral, o que aumenta o tempo que levamos para adormecer.

Programe-se para dormir mais cedo

Acordar disposto, sem precisar fazer muito esforço, requer um sono longo e de qualidade, o mais recomendado, é dormir de 7 a 9 horas por noite. Se você fizer isso, é impossível não acordar descansado no outro dia.

Estabeleça um horário para se deitar e obedeça-o à risca. Se necessário, coloque um lembrete no celular avisando que chegou o momento de encerrar suas atividades e ir dormir.

Além disso, seu quarto deve estar silencioso e escuro na hora de dormir para que os hormônios que controlam o sono e a vigília possam ser produzidos e liberados no momento correto.

E aí, preparado para dormir bem e acordar disposto?

Temos certeza que seguindo todas essas dicas e tendo uma ótima noite de sono, será totalmente impossível não acordar disposto logo pela manhã.

Além disso, a OXM Nutrition, conta com produtos incríveis que podem te ajudar a ter ótimas noites de sono.

E se você gostou desse conteúdo e quer ler mais artigos como esse, acesse o nosso blog e fique de olho em todas as nossas novidades, que sempre preparamos um conteúdo legal para vocês!

E se ainda tem alguma dúvida, fale com um de nossos especialistas, estaremos á disposição para te atender e tentar te ajudar da melhor forma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *