Evento ‘2030: dez anos para mudar o futuro’, promovido por GLOBO e Época no dia 27, terá participação de Dira Paes, Maya Colombani, Caio Magri, Haroldo Machado Filho e Bernardo StrassburgO Globo26/11/2020 – 08:00 / Atualizado em 27/11/2020 – 10:19

Debate terá transmissão on-line ao vivo pelos sites e redes sociais de O GLOBO e Época Foto: Reprodução
Debate terá transmissão on-line ao vivo pelos sites e redes sociais de O GLOBO e Época Foto: Reprodução

NewslettersPUBLICIDADE

Buscar um desenvolvimento sustentável é o único caminho possível para suprirmos as necessidades da geração atual sem colocarmos em risco o nosso próprio futuro ou o das próximas gerações. Proteger o meio ambiente é fundamental, principalmente em um contexto de mudanças climáticas, mas a sustentabilidade também está relacionada a ações socialmente justas, economicamente viáveis e culturalmente diversas. É preciso ser sustentável em três dimensões: a ambiental, a social e a econômica.

Para tratar desse tema, o jornal O GLOBO e a revista Época promovem no dia 27 de novembro, às 11h, o debate on-line “2030: dez anos para mudar o futuro”.  O evento, que tem apoio da L’Oréal Brasil e de seu compromisso de sustentabilidade “L’Oréal para o Futuro”, será transmitido nos sites de O GLOBO e Época, em seus canais do YouTube (O GLOBO e Época) e páginas do Facebook (O GLOBO e Época).PUBLICIDADE

Participarão do encontro: Dira Paes, atriz e uma das fundadoras da ONG Movimento Humanos Direitos; Maya Colombani, diretora de sustentabilidade da L’Oréal Brasil; Haroldo Machado Filho, oficial de parcerias e financiamento da ONU no Brasil; Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos; e Bernardo Strassburg, diretor-executivo do Instituto Internacional de Sustentabilidade (IIS). A mediação será feita pela colunista Flávia Oliveira.

A Agenda 2030, plano de ações firmado pelos países-membros da ONU há cinco anos, será um dos grandes temas do debate. A plataforma tem 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que precisam ser alcançados até o ano de 2030, entre eles a erradicação da pobreza.

— A Agenda é um plano de ações para termos um mundo mais justo e inclusivo. O desenvolvimento global mudou muito desde 2015 por causa da Covid. Embora muitas pessoas acreditem que os objetivos estão mais difíceis de serem alcançados em decorrência da pandemia, é neste momento que eles se mostram ainda mais relevantes — explica Haroldo Machado Filho, oficial de parcerias e financiamento da ONU no Brasil.

Situação emergencial

Os dez anos que temos para atingir as metas mostram a situação emergencial que vivemos, segundo Maya Colombani, diretora de sustentabilidade da L’Oréal Brasil. A empresa lançou em 2020 o “L’Oréal para o futuro”, um compromisso com metas sociais e ambientais alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.PUBLICIDADE

— Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas, mas muitos ainda têm uma ilusão de abundância dos recursos naturais, pois nunca experimentaram com força problemas graves como escassez de água — afirma. — Sustentabilidade não é algo novo na empresa, tratamos desse tema há décadas. Agora, planejamos metas sem precedentes até 2030, entre elas termos 100% do plástico para embalagens de fonte reciclada ou de base biológica e um fundo de doações de 50 milhões de euros para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade.

Caio Magri, do Instituto Ethos, explica que os desafios das empresas hoje são diferentes dos de 2019.

— Se o tema da desigualdade tinha um papel transversal e muito importante nos objetivos sustentáveis antes da pandemia, agora ele é decisivo. A pergunta é: como as empresas podem fazer para diminuir as desigualdades? E precisamos pensar nisso olhando para o contexto brasileiro. Os objetivos da Agenda 2030 são globais, mas nossa situação é muito diferente da de outros países.

Fonte da informação: https://oglobo.globo.com/brasil/sustentabilidade-os-desafios-da-proxima-decada-em-debate-24766195

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *