Sorvete saudável em casa

Difícil encontrar alguém que não goste de sorvete – tanto que, desde 2002, o dia 23 de setembro foi todo reservado para comemorar essa iguaria que é tão queridinha nos dias mais quentes. No entanto, por ser feito em sua versão tradicional com gordura, muito açúcar e outros ingredientes calóricos – como o chocolate e leite condensado, por exemplo -, ele não é indicado para quem deseja seguir uma alimentação saudável.

Mas sabia que dá para comemorar o Dia Nacional do Sorvete – e tomar a sobremesa sempre que tiver vontade – sem culpa apostando em opções mais saudáveis? Dá uma olhada em 5 delas para testar e se deliciar já!

1. Banana com canela

Que tal misturar a banana e a canela para preparar um sorvete fit delicioso? Além de ser uma opção com muito menos calorias, a versão com essa dupla ainda conta com nutrientes importantes para a saúde, como antioxidantes, minerais e fibras alimentares, por exemplo.

Bem prática, essa receita não tem nenhum mistério: você só vai precisar picar as bananas e colocar na geladeira até que estejam congeladas; depois, bater no liquidificador com um pouco de leite e salpicar a canela por cima do sorvete na hora de servir para garantir um gostinho extra. Aí é só botar no freezer, esperar gelar e aproveitar.

2. Morango

Um dos preferidos de quem não dispensa essa iguaria refrescante, o sorvete de morango também pode ser preparado de um jeito mais saudável, e ainda com zero açúcar. Uma forma prática e totalmente natural de prepará-lo é picando e batendo os morangos no liquidificador até que eles adquiram uma consistência cremosa. Depois é só deixar o conteúdo resfriar no congelador e pronto!

Outra maneira, com um pouco mais de ingredientes, é bater a fruta no liquidificador com bananas congeladas e um pouco de iogurte. Além do delicioso sabor do morango, seu organismo ainda vai absorver substâncias importantes com esse sorvete – como vitamina C, vitamina A, betacaroteno e fibras solúveis.

3. Manga com gengibre

Rica em vitaminas, fibras e minerais, a manga é uma fruta poderosa para que o corpo receba os nutrientes que precisa para seu bom funcionamento. Já o gengibre tem as vitaminas C e B6, é fonte de minerais, e ainda é muito conhecido por sua ação detox. Então, que tal misturar os dois para preparar um sorvete diferente?

Para fazer essa receita, basta bater esses dois ingredientes com iogurte desnatado no liquidificador até que atinjam a consistência de um creme pronto para congelar. Se desejar, pode acrescentar um pouco de adoçante ou um açúcar mais saudável – como o de coco ou demerara, por exemplo.

4. Abacaxi com hortelã

Qualquer sorvete é refrescante, mas esse efeito fica ainda maior quando ele é preparado com ingredientes que têm naturalmente essa propriedade, como é o caso da hortelã. Rica em vitaminas e antioxidantes, a planta pode te ajudar a fazer uma sobremesa ainda mais gostosa e nutritiva ao aparecer junto com o abacaxi – que tem vitaminas, minerais e uma substância chamada bromelina, que facilita a digestão.

Preparar esse sorvete é muito simples: você só vai precisar bater o abacaxi, as folhas de hortelã e um adoçante natural – como açúcar de coco ou mel, por exemplo – no liquidificador. Depois, basta colocar a mistura no congelador por algumas horas até que fique com a consistência ideal para ser servida.

5. Chocolate em versão fit

Já se inspirou com todas essas receitas deliciosas, mas queria mesmo era tomar um sorvete de chocolate? Calma, também tem jeito de você comemorar o dia 23 de setembro com seu sabor favorito sem precisar sair da linha saudável.

O truque é trocar o chocolate por cacau puro, o açúcar refinado pelo demerara, açúcar de coco ou mel, e adicionar algumas bananas congeladas para ajudar na consistência e de quebra aumentar o número de nutrientes da receita. Depois, na hora do preparo, é só bater tudo no liquidificador, colocar para congelar e pronto!

Suplementação alimentar!

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