Conheça os benefícios da CoQ10 para a saúde e sua atuação contra doenças  e no processo de envelhecimento.  

Coenzima Q10 é um princípio antioxidante natural que desempenha um papel essencial na  manutenção de várias vias bioquímicas do corpo. 

A Coenzima Q10 (CoQ10) é um composto essencial ao corpo humano. Mas  você conhece as suas funções e benefícios para a saúde? Neste artigo vamos  explorar este tema e conhecer a fundo a CoQ10 cujo papel crucial é a geração  de energia celular, melhora no sistema imunológico e atuação como um  eliminador de radicais livres 1 .  

Vamos começar? A coenzima Q10, também chamada de ubiquinona,  transforma-se no organismo numa forma ativa – o ubiquinol. A diferença é a  seguinte: uma é a forma inativa e a outra é a forma ativa. Sabe o que isso quer  dizer? Se você ingerir diariamente 200 mg de CoQ10, haverá aumento do seu  índice de ubiquinol no sangue em cerca de 60%, segundo os dados de um  estudo publicado em 2018 2 .  

Embora seja um componente comum das membranas celulares, o papel mais  importante da CoQ10 é facilitar a produção de trifosfato de adenosina na  mitocôndria, participando de reações redox na cadeia de transporte de  elétrons.  

De acordo com a nutricionista Natalia Marques, a CoQ10 é uma substância  com ação em nosso organismo similar a das vitaminas. “Existem autores que  consideram essa coenzima como vitamina e outros não. Essa discordância se  dá porque, diferente das demais vitaminas como Complexo B e Vitamina C, por  exemplo, o corpo humano é capaz de produzir CoQ10. Seria, então, a meu ver,  uma substância química com o potencial de vitamina. A CoQ10 tem função  primordial na cascata de bioenergética do nosso organismo, já que todas as  células possuem CoQ10 para ativar as mitocôndrias. Sem CoQ10, a célula é  incapaz de produzir energia, ou seja, faz com que o tecido não tenha como  desempenhar suas funções (como exemplo: musculatura do coração com  batimento saudável; pele do rosto com capacidade de regeneração e  cicatrização; crescimento das unhas e do cabelo, entre outros) ”, explica  Natália.  

A literatura atual sugere que a CoQ10 é relativamente segura, com poucas  interações medicamentosas e efeitos colaterais 3 . Ela pode ser obtida de duas  formas: por via endógena, no qual o nosso organismo tem a capacidade de  produzi-la, ou por via exógena através da ingestão de alimentos como carnes,  aves e peixes gordos – que são as fontes mais ricas – , do consumo de soja,  amêndoas, vegetais verdes (particularmente no brócolis e espinafre), além de  aparecer em suplementos alimentares. “Dentre as proteínas animais, a que  mais se destaca é a sardinha com sua alta concentração de COQ10. Nós  encontramos, também, uma substância parecida com a CoQ10 nos tecidos  vegetais, brotos e cogumelos, mas dependemos de uma transformação para  utilizá-la em nosso organismo”, afirma Natália.  

Benefícios da Coenzima Q10  

A CoQ10 tem sido alvo de vários estudos para investigar os seus efeitos  benéficos para a saúde, em doenças e no processo de envelhecimento. Sabe se que ela melhora a função mitocondrial e confere uma potente atividade  antioxidante que combate os radicais livres. Além disso, é essencial para o  funcionamento do coração, auxilia na regulação da pressão arterial, no  crescimento e diferenciação celular, atua na regeneração muscular, protege o  DNA e a pele, tem capacidade para proteger contra a liberação de marcadores  pró-inflamatórios, fornece uma terapia anti-inflamatória atraente para o  tratamento de algumas doenças humanas e no envelhecimento e exerce efeito  protetor no cérebro, já que aumenta a sua oxigenação 4. 

São inúmeros os benefícios da Coenzima Q10 que vão desde o fornecimento  de energia até a manutenção do bom funcionamento do organismo.  

Vamos conhecer mais algumas de suas atuações?  

CoQ10 e a Saúde Cardiovascular  

As células musculares cardíacas têm grande concentração de CoQ10 devido a  sua alta necessidade energética. Portanto há evidências crescentes de que a  CoQ10 está intimamente ligada a distúrbios cardiometabólicos. Os benefícios  da CoQ10 na saúde cardíaca são atribuídos aos seus efeitos antioxidantes e  

antiinflamatórios e evidências sugerem que o suplemento CoQ10 pode ser uma  ferramenta útil para o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca 5,6 .  

Devido às suas propriedades, a Coenzima Q10 diminui a resistência do fluxo  sanguíneo, promovendo a vasodilatação do endotélio. Além disso, estudos  apontaram seu efeito terapêutico como coadjuvante em certas doenças  coronárias com melhora na função cardíaca e no fluxo sanguíneo 7 .  

CoQ10 e o Controle Glicêmico  

Com base nas evidências atuais, a Coenzima Q10 pode auxiliar no controle  glicêmico, diminuir o TG e melhorar o HDL-C em pacientes com DM2.  

Da mesma forma, a suplementação de CoQ10 pode melhorar o controle  glicêmico e a disfunção vascular no diabetes tipo II, melhorar a função renal em  pacientes com doença renal crônica e reduzir a inflamação do fígado em  pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica 8 .  

CoQ10 e a Pele  

Os processos de envelhecimento e fotoenvelhecimento estão associados ao  aumento da oxidação celular. A coenzima Q10 é um antioxidante solúvel em  gordura que pode ajudar a prevenir danos ao colágeno e elastina e evitar  rugas. Além disso, a Coenzima Q10 reforça a barreira de defesa contra os  danos celulares causados pela ação dos radicais livres, permitindo o  desaceleramento do processo de envelhecimento cutâneo, o que pode ser  traduzido na melhora do aspecto da pele 9 .  

CoQ10 e a Enxaqueca  

A Coenzima Q10 é um antioxidante e um cofator mitocondrial essencial que  tem sido sugerido para melhorar as características clínicas da enxaqueca. As  análises agrupadas de ensaios clínicos randomizados disponíveis sugerem que  a suplementação com Coenzima Q10 pode reduzir a frequência dos ataques  de enxaqueca por mês, sem afetar a gravidade ou a duração dos ataques de  enxaqueca 10 .  

CoQ10 e a Atividade Física  

A eficiência da suplementação com Coenzima Q10 na prevenção ao dano  muscular causado por exercícios físicos e treinamento desportivo está  relacionada com os seguintes fatores: potente ação antioxidante; propriedades  estabilizadoras de membrana; atuação na síntese de ATP nas mitocôndrias;  estímulo na captação de oxigênio no músculo esquelético; redução do risco de  lesão muscular em atletas 11 .  

Coenzima Q10 é um princípio antioxidante natural que desempenha um papel essencial na  manutenção de várias vias bioquímicas do corpo. 

Pure Encapsulation é uma marca de Nestlé Health Science Global, que possui  uma linha de suplementos nutricionais livres de ingredientes artificiais, sem  glúten e contaminantes e alérgenos comuns com opções para imunidade,  detoxificação, saúde gastrointestinal, sono, memória e humor, entre outros.  Todos os suplementos nutricionais são hipoalergênicos, puros e baseados em  ciência. Conheça a linha completa de suplementos e inclua na sua  prescrição. Disponíveis agora no Brasil, através da Distribuidora oficial  MyPharma2Go  

Fonte da informação: https://www.nestle.com.br/a-nestle/profissionais-de-saude/conteudos-bio/serie-coenzima-q10-o-que-e-e-quais-as-suas-funcoes-para-o-corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *