Os sintomas de ansiedade, em grande partes das vezes, são compostos por: nervosismo, medo e preocupação.

Algumas pessoas, sentem poucas vezes esses sintomas, enquanto outros os vivenciam de uma forma frequente e mais intensa. Muitos não sabem, mas existe um diferença muito grande entre ansiedade e estar ansioso.

E em muitos casos, esses sintomas frequentes da ansiedade começam a comprometer a saúde mental de uma pessoa.

Além disso, vale lembrar que existem outros tipos de transtorno de ansiedade, muitos deles com sintomas, causas e tratamentos diferentes.

Atualmente, a taxa de pessoas ansiosas vem crescendo muito em nosso meio. Pensando nisso, preparamos um conteúdo que pode te ajudar a lidar de forma natural com a ansiedade e entender um pouco mais sobre ela.

O que é ansiedade?

A ansiedade é um sentimento que vem quando estamos passando sobre um momento tenso ou nos encontramos sob pressão. O nosso corpo começa a reagir e a respiração e os batimentos cardíacos começam a ficar acelerados.

Essa sensação, pode ser considerada como uma reação natural do nosso corpo. Sendo assim, em uma tentativa de proteção, o nossos organismo dispara um sistema de “luta e fuga”. Ou seja, um sistema que se prepara para uma situação de risco.

Se isso acontece poucas vezes e não traz sofrimento emocional, pode até ser considerado algo normal. No entanto, quando ela fica muito frequente e começa a prejudicar a saúde e a rotina, pode ser o transtorno de ansiedade. Isso significa que está na hora de pedir ajuda.

Tipo de transtornos de ansiedade

Como dito antes, a ansiedade pode ocorrer de diversas formas e podem possuir tipos de tratamentos e sintomas diferentes um do outro.

Você sabia que existe mais de um tipo de transtorno de ansiedade?

Confira agora alguns deles:

5 formas de como lidar com os sintomas de ansiedade

Muitos desses distúrbios citados acima, em alguns casos, não precisam ser tratados com medicamentos. A medicação só é indicada quando o caso já é muito grave, ou se existem sintomas de depressão.

Leia abaixo, algumas sugestões que separamos para você que podem ajudar com o alívio da tensão sem precisar de medicamento.

Meditação

É um método muito usado em diversas culturas, a meditação ajuda a lidar com as preocupações e as emoções por meio do controle da respiração e da atenção plena ao momento presente.

Para meditar, não é preciso sentar em um ambiente silencioso e esvaziar a mente: o hábito pode ser aplicado nas atividades diárias. “Quando você diminui o fluxo de pensamentos, seu metabolismo também reduz. 

Yoga

As posturas corporais, exercícios respiratórios e relaxamento, são algumas das atividades realizadas em uma aula de yoga, que em muitos casos se unem a meditação.

A união de todas essas técnicas ajuda a mudar o padrão respiratório, acalmar os pensamentos e diminuir as reações do corpo.

 Entre todos os seus benefícios, a yoga também destaca a melhora do sono e da disposição.

Acupuntura

Feita por meio de picadas de agulha, a acupuntura é uma grande aliada do tratamento contra a ansiedade.

Quando feita em pontos específicos do corpo, esse método pode levar a libertação de neurotransmissores naturais do organismo, como a endorfina e a serotonina.

Além disso, com ela também é possível atenuar levemente os sintomas da ansiedade.

Mindfulness

Um dos maiores problemas que ocasionam a ansiedade, é pensar muito no futuro. Para controlar isso, o mindfulness pode te ajudar.

Para praticar, basta realizar certas atividades sentindo o seu corpo, respiração e estado emocional, atento exatamente ao presente. Toda vez que sua mente tentar viajar para o futuro, traga-a de volta através das sensações do presente.

Então, sempre que a sua mente estiver pensando muito lá na frente, tente controlá-la.

Hobby

Ter uma distração é fazer algo que você gosta, é muito prazeroso e contribui muito para a diminuição dos sintomas da depressão.

Separe um momento do seu dia e encontre uma atividade que você realmente goste de fazer e dedique-se a ele em seu tempo livre!

É possível controlar os sintomas de ansiedade!

Por meio de mudanças de pequenos hábitos, é possível controlar a ansiedade sem fazer uso de medicamenetos.

Bata você acreditar em si mesmo que os resultados não demoram muito para chegar.

Se você gostou desse conteúdo, e quer ler mais temas como esse, fique ligado em nosso blog que temos muito mais para você, e sempre estamos trazendo temas novos para o seu conhecimento.

Por hoje ficamos por aqui.

Um abraço e até a próxima!

Equipe OXM Nutrition.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *