A vida é feita de ciclos que podem ser contados por tempo, luas, estações ou qualquer outra referência que determinarmos. E a passagem de um ciclo para o outro deve ser feita de maneira suave, aproveitando o melhor de cada fase e sempre evoluindo.

Independente desta mudança, existem algumas dicas que podem nos ajudar a organizar ou programar, permitindo que possamos medir nosso desempenho, crescimento e evolução.

No início da vida o tempo era medido pelas luas quem apareciam todas as noites. Nesta época ainda não havia o calendário. E as luas que apareciam mudavam a cada 29 luas. Aparecendo como crescente, nova, minguante ou cheia.

As estações do ano variam de acordo com a inclinação da terra em relação ao sol. Podendo ser outono, inverno, primavera ou verão. Cada ciclo deste dura 4 meses. E o movimento complete do planeta em torno do sol dura um ano, ou seja, 365 dias.  

Como mencionamos anteriormente, podemos determinar vários ciclos: o ciclo da vida (gestação), adoslescencia, solteiro/casado, férias, profissional,etc.

Ao longo da vida é comum repetirmos padrões inconscientes que foram absorvidos de nossos familiares. Os bugs mentais são crenças limitantes adquiridos principalmente na infância. E identificar estes padrões é o ponto de partida para um bom planejamento e organização do tempo, da vida e dos ciclos.

O autoconhecimento e a consciência dos seus valores são primordiais para que uma pessoa mantenha o equilíbrio. Para que saiba quais são os valores principais que fazem sentido para ela e quais comportamentos devem existir para que sua vida seja coerente ao atendimento desses valores. Vejam algumas dicas para você planejar o início de um novo ciclo e um novo ano na sua vida.

FAÇA UMA REFLEXÃO

Tire algum tempo e responda para você mesmo esta pergunta: Como foi o ano que está terminando? Consulte sua agenda ou tente lembrar quais foram os desafios que você enfrentou, como superou, os objetivos não alcançados, os livramentos que você teve, prós e contras do ano.

Lembre de todo esforço mental, físico ou espiritual que você empregou para atingir um objetivo. Não seja cético. Acredite que você foi merecedor de tudo que recebeu (coisas boas ou ruins).

Faça uma avaliação a mais completa possível. Anote tudo em um papel. Não fique com preguiça ou tente se enganar. Este momento é seu. Invista tempo em você mesmo, pois se você não fizer isto quem vai fazer?

TENHA CLAREZA E OBJETIVIDADE

Para uma vida coerente e livre de excessos é necessário ter em mente quais são os objetivos e determinar prazos para organizar a vida pessoal e profissional. Seja o mais claro possível e defina objetivos palpáveis. Comece do mais simples para o mais complexo. Exemplo: comprar uma geladeira nova ou me preparar para comprar meu primeiro imóvel.

Lembre da parte física, mental e espiritual. Defina objetivos a serem alacançados durante o ano. Comece se exercitando uma vez por semana e vá aumentando, defina a quantidade de livros a serem lidos, dedique algum tempo para caridade e espiritualidade.

Independente da religião, crenças ou filosofia, é necessário ter atenção com a espiritualidade, uma conexão com o sagrado, por meio da concentração ou oração. E para quem não acredita em um ser superior, vale a busca pelo íntimo que se encontra na meditação.

USE AGENDA

Escreva tudo em um diário ou agenda (que pode ser em papel ou digital). Não esqueça de nada. O registro escrito é uma forma de você estar em contato com sua mente, seu mundo interior e colocar para fora o que esta sentindo, identificar problemas, soluções e ações a serem tomadas. Desta forma você também poderá medir seus resultados e fazer ajustes no seu planejamento.

Lembre que o cérebro esta se adaptando as novas tecnologias, de forma que ferramentas e aplicativos de trabalho funcionam como um HD externo da memória. Um exemplo disto é que não lembramos mais dos números de telefones de ninguém.

COMECE JÁ

Antecipar ao extremo do desequilíbrio na rotina, a ponto de causar esgotamento físico e mental, exige medidas drásticas. Até para quem já se sente perdido, existe uma luz no fim do túnel.

Não procrastinar é fundamental. Coloque seus planos em ação imediatamente. Um passo de cada vez. Defina as prioridades no dia, deixe as redes sociais de lado, organize seu espaço de trabalho ou do lar, fuja do acúmulo de objetos, tenha consciência da sua importância no círculo social e aprenda a dizer “não” quando necessário.

Viva intensamente cada função desempenhada, de trabalhador, pai ou mãe, marido ou esposa, amigo, com toda dedicação e entrega possível. Faça diferença em sua vida.

Lembre que o dinheiro é necessário, mas não é o único bem importante na sua vida. Uma doença ou uma perda podem acabar te provando isto. Não aproveitar um momento único também. Ser feliz é o bem mais precioso.

SISTEMA DE RECOMPENSA OU MERITOCRACIA

Com uma agenda organizada e a rotina equilibrada é possível dedicar-se as obrigações, ao lazer e a momentos de descanso. Ter saúde física e mental. Apesar das pessoas acharem que a disciplina é um entrave que tira a naturalidade das coisas, ela funciona totalmente no inverso disso. Quando temos disciplina e organização, temos direcionamento para que o que precisa ser feito. Com a otimização e controle do tempo ganhamos equilíbrio na vida pessoal, familiar e profissional. Temos uma definição mais clara das estratégias para atingirmos os objetivos. Diminuímos o estresse diário e temos melhora da autoestima por conseguir atingir metas.

Lembre que para cada ciclo que termina, outro inicia. Para cada ano que termina, outro começa amanhã. E assim a vida continua. Não perca tempo, aproveite da melhor forma possível cada ano. Afinal de contas o tempo passa rápido e não conseguimos voltar a trás.

Fontes:

www.revistamentecuriosa.com.br

www.jornaloglobo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *