Escrito por Juliana Diana 

Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento  

O ômega 3 é um grupo de ácidos graxos poli-insaturados que desempenha  diversas funções no organismo, especialmente nos sistemas cardiovascular,  pulmonar, imunológico e endócrino.  

Considerado uma gordura boa para o organismo, o ômega 3 deve ser ingerido  a partir de suas diversas fontes de alimentos ou em formato de cápsulas.  

Para que serve o Ômega 3?  

Para que serve o ômega 3  

Obtido a partir da biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e  DHA (docosahexaenóico), o ômega 3 se torna um aliado na busca por um  organismo saudável, no qual auxilia em diversas ações realizadas pelo  organismo.  

O EPA apresenta benefícios para o sistema cardiovascular ao auxiliar contra  doenças do coração, na saúde dos vasos sanguíneos e na prevenção de  câncer. 

O DHA atua diretamente na saúde do cérebro e dos olhos, contribuindo com  seu bom funcionamento, melhoria do raciocínio e da memória.  

Benefícios do ômega 3  

Além de contribuir com a saúde do cérebro e com o sistema cardiovascular,  veja a seguir outros benefícios do ômega 3 no organismo:  

ξ Saúde dos olhos;  

ξ Redução de inflamações;  

ξ Controle do nível de colesterol;  

ξ Ajuda na coagulação do sangue  

ξ Proteção das células;  

ξ Melhora da memória;  

ξ Auxilia no desenvolvimento muscular;  

ξ Aumento de disposição.  

O ômega 3 também apresenta benefícios específicos na gravidez, contribuindo  com o desenvolvimento neurológico do bebê e prevenindo partos prematuros.  

Em casos especiais, como bebês prematuros, pode ser recomendada a  suplementação deste ácido graxo, visto que pode auxiliar na melhoria da  capacidade cognitiva.  

Principais fontes de Ômega 3  

O ômega 3 não é produzido pelo organismo e, por isso, esse importante ácido  graxo pode ser obtido a partir de duas fontes: alimentos e cápsulas de  complementos.  

Alimentos fonte de ômega 3  

Peixes com maior concentração de ômega 3 

Os alimentos ricos em ômega 3 são peixes de água salgada como salmão,  sardinha, bacalhau e cação. Para uma alimentação saudável recomenda-se o  consumo de duas a três porções de peixe por semana.  

Além dos alimentos de origem animal, o ômega 3 pode ser encontrado em  fontes vegetais, como sementes de chia, linhaça, nozes, castanhas, azeite de  oliva, leguminosas e vegetais de folhas verdes.  

Cápsula de complementos  

Cápsulas de ômega 3  

O complemento de ômega 3 é produzido a partir do óleo de peixe. A  recomendação é o consumo da cápsula com o óleo proveniente de peixes  marinhos que vivem em águas profundas e frias, pois diante da necessidade de  isolamento térmico esses peixes acumulam gordura, fazendo com que a  concentração do ômega 3 seja maior.  

A quantidade de ômega 3 a ser ingerida deve ser recomendada por médico ou  nutricionista, pois cada organismo apresenta uma necessidade diferente.  

Atualizado em 22 junho 2020  

Escrito por Juliana Diana 

Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos  (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade  Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento  pela UFSC em 2019.

Fonte da informação: https://www.todamateria.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *