O ômega 3 é um ácido graxo essencial muito importante para o funcionamento do organismo. Por não ser produzido de forma natural pelo corpo, deve ser consumido sob a forma de gorduras.

Existem, de modo geral, 3 tipos de ômega 3: o DHA, o EPA e o ALA. O DHA e o EPA podem ser encontrados, principalmente, em peixes de águas frias e profundas que se alimentam de animais marinhos. O ALA, por sua vez, é encontrado em leguminosas, oleaginosas e outros alimentos.

Diversos são os benefícios do ômega 3 para o organismo. Ele é um aliado durante a gestação, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, tratar os sintomas da artrite reumatoide, prevenir a diabetes e pode ser um aliado no tratamento de depressão e outros transtornos psiquiátricos

Ainda não se sabe a real eficácia dessa substância no tratamento dos transtornos psiquiátricos, apesar de alguns pesquisadores defenderem o seu uso para o tratamento de tais problemas.

Provavelmente, o ômega 3 é uma das substâncias mais estudadas dos últimos anos, contando com quase 30 mil artigos científicos ao seu respeito. Todos os seus benefícios e malefícios ainda não foram descobertos, pois as pesquisas são recentes, sendo que se fortaleceram dos anos 90 para cá.

O consumo de ômega 3 nas sociedades ocidentais é muito baixo quando comparado ao das populações ancestrais. Por isso, existe uma grande preocupação em aumentar os níveis de consumo dessa substância.

Ainda assim, é preciso ficar atento ao consumo de ômega 3, pois o uso excessivo dessa substância pode trazer uma série de problemas, especialmente para pacientes com hemofilia e pessoas alérgicas a peixe.

No Brasil, não existem muitas fontes naturais de ômega 3. Os peixes produzidos em território nacional normalmente são criados em cativeiro e não possuem a dieta adequada para se tornarem reservatórios dessa substância. Por isso, é recomendado que seja feita a suplementação através de cápsulas.

Quer receber novidades?
  

Entretanto, muitas vezes, as cápsulas brasileiras podem apresentar altas quantidades de mercúrio, que é tóxico para o organismo e pode trazer consequências severas e até mesmo levar à morte.

Portanto, antes de fazer uso dessa substância, converse com seu médico e seu nutricionista para avaliar as possibilidades, riscos e benefícios que o ômega 3 pode te trazer.

Continue lendo sobre esse artigo em : https://minutosaudavel.com.br/omega-3/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *