O estado nutricional da gestante tem um enorme impacto no crescimento e desenvolvimento do recém nascido, desde o feto.

Os hábitos alimentares da mãe podem comprometer o desenvolvimento fetal, por isso é preciso um trabalho de conscientização das futuras mamães quanto a importância de uma alimentação saudável e nutritiva para que não comprometa a saúde do bebê e isso, deverá ser trabalhado no pré-natal.  Gestantes com excesso de peso ou obesas devem ter um acompanhamento e orientação individualizadas.

Algumas dicas para as futuras mamães:

  1. Realizar pelo menos três refeições ao dia, evitando ficar mais de três horas em jejum;
  2. Beber pelo menos dois litros de água por dia (entre as refeições).  A hidratação é muito importante, principalmente nesta fase;
  3. Incluir grupos de cereais e tubérculos, além de alimentos em sua forma natural (fontes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais);
  4. Consumir pelo menos três porções de legumes e verduras (refeições) e três porções ou mais de frutas (sobremesas e lanches);
  5. Feijão e arroz (pelo menos cinco vezes por semana), já que é uma combinação completa e excelente para a saúde;
  6. Consumir três porções de leite e derivados, uma porção de carnes, peixes, aves ou ovos, sem gordura e sem pele;
  7. Diminuir o consumo de gorduras;
  8. Evitar refrigerantes e sucos industrializados, biscoitos recheados e outros tipos de guloseimas;
  9. Diminuir o sal;
  10. Evitar embutidos, sopas, molhos e temperos prontos;
  11. Consumir alimentos ricos em ferro (para evitar a anemia) e vitamina C;
  12. Controlar o peso gestacional;
  13. Evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas;
  14. Praticar algum exercício com a orientação de um profissional, para controle do peso, prevenção de doenças e melhor qualidade de vida.

O excesso de peso materno é fator de risco para diabetes gestacional, aumento da pressão arterial e outros problemas circulatórios, podendo levar ao parto prematuro, defeito no sistema nervoso da criança e aumento no número de partos cesarianos.

A ingestão de vitaminas no período gestacional é necessária e de extrema importância na prevenção de determinadas mal formações, no balanço nutricional, na construção de uma reserva biológica para o parto e também para o período pós-parto, além de equilibrar as necessidades para o período da lactação.

Quando não há uma nutrição correta e adequada nesta fase, pode trazer problemas de déficit nutricional, complicações no desenvolvimento do bebê, surgimento de doenças, entre outros.  Suplementar ácido fólico, ferro e iodo, por exemplo, é essencial para reforçar o organismo, mantendo-o saudável e fortalecido.

Alguns alimentos podem ajudar  contra sintomas comuns ao longo do período gestacional:

É preciso entender que vários fatores ajudam para a saúde do bebê e da mãe durante a gravidez.  Uma boa nutrição, uma melhora na qualidade do sono, acompanhamento médico adequado, entre outras dicas é o caminho certo e seguro para os cuidados da saúde dos dois.

Fontes:

 Ministério da Saúde.  Atenção ao Pré-Natal de baixo risco.  Brasil:  DF.1. ed. 2013 

https://uniaoquimica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *