Você sabe qual é a importância do magnésio para o nosso organismo? Um dos principais componentes da família dos minerais, desempenha importantes funções para o desenvolvimento do nosso corpo, principalmente em relação ao fortalecimento ósseo. Saiba em quais alimentos encontrar esse elemento e conheça outros benefícios que ele pode trazer para a saúde!

Considerado como o “segredo para a longevidade“, o nível de importância do magnésio para a nossa saúde é visto como indispensável (no ranking dentre os mineiras, só perde para o potássio) pois consegue agir, em grandes quantidades e concentrações, nas mais diversas e distintas reações orgânicas. A nutricionista Bianca Pires explica como essa substância atua em nosso corpo, principalmente quando a ingerimos regularmente em nossa alimentação:

“O magnésio é um mineral utilizado na síntese de proteínas, no transporte de energia, contribui para o funcionamento de algumas enzimas essenciais (todas as que necessitam de vitamina B1), para o equilíbrio do cálcio, potássio e sódio, ajuda ao bom funcionamento celular, necessário para a atividade hormonal e em mais de 300 reações químicas que ocorrem diariamente no organismo”, ressalta a profissional, que nos separou uma lista de alimentos ricos em magnésio e que podem ser incluídos em um plano alimentar equilibrado. Confira!

Onde encontrar o magnésio nos alimentos?

Frutas e hortaliças: abacate, algas marinhas, couve, espinafres, beterraba, banana, folha de beterraba, grão-de-bico, figo seco, feijão ervilha, mandioca (raiz), lentilhas, quiabo, batata com casca, fécula de batata, uva passa, soja.

Grãos e derivados: Arroz Integral, aveia (em grãos inteiros), farelo de aveia, cevada, granola, farelo de arroz, farinha de centeio, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de trigo integral, massas preparadas com trigo integral e os cereais instantâneos ricos em fibras.

Sementes: Amêndoas, amendoim, castanhas, soja, nozes (sementes secas e nozes fornecem mais magnésio do que as torradas). Sementes de girassol, gergelim e abóbora.

“É interessante o consumo dos alimentos integrais, pois mais que 80% do magnésio é perdido durante a remoção do gérmen e das camadas externas dos grãos, que é onde se encontra as vitaminas desses alimentos”, completa a nutricionista.

Falta de magnésio no organismo: O que pode acarretar?

Por desempenhar importantes funções no nosso corpo, a ausência do magnésio pode ser logo notada. Colesterol alto, hipertensão e hiperatividade estão entre os sinais da deficiência do mineral: “A carência é muito grave, pois altera o funcionamento do nosso organismo, podendo ocasionar um ou mais sintomas como por exemplo: alterações do ritmo cardíaco, má circulação sanguínea, irritabilidade, espasmo muscular, gases, cálculos renais e convulsões. Sendo os mais comuns: cãibras, o cansaço, ansiedade, depressão e insônia” analisa a profissional.

Consumo recomendado: Qual é a quantidade ideal de magnésio por dia?

Para um adulto saudável, a nutricionista recomenda 420 mg de magnésio por dia. Porém, é de suma importância uma consulta com o profissional da área para que ele estabeleça o consumo ideal do mineral para cada tipo de organismo.

Fonte da informação: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/magnesio-entenda-a-importancia-desse-mineral-para-a-nossa-saude-alimentar_a5854/1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *