Segundo estudo apresentado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) 10% dos pacientes internados com insuficiência cardíaca morrem em decorrência do quadro.

O estudo avaliou 3000 pacientes internados por até um ano em dois períodos. O primeiro, em 2011, analisou 43 centros de saúde  e o segundo,  em  2016, analisou 57 unidades.

A função do coração é bombear sangue e a insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica que leva o coração a perder ou a diminuir esta capacidade de bombear sangue. Geralmente, ela decorre de outros problemas de saúde que afetam o seu desempenho. Este quadro acomete 2% da população mundial.

Insuficiência cardíaca é classificada pela evolução dos sintomas, podendo ser:

O tratamento com medicamentos é capaz de estabilizar ou reverter a disfunção cardíaca, mas por ser uma quadro ligado a outros fatores, o paciente precisa manter o acompanhamento médico.

Para os pesquisadores uma da causas para o número alto de pacientes hospitalizados que morrem é a falta de adesão correta ao tratamento. O que  leva diversas pessoas a voltarem a ser hospitalizadas em períodos curtos por não seguirem a orientação correta de administração dos remédios e de mudanças de hábitos.

O estudo identificou que 16% dos pacientes precisam ser internados novamente no período de 3 meses após a hospitalização. E 26% no período de 6 meses depois.

Os sinais estão ligados a incapacidade do coração em bombear de maneira adequada o sangue para o resto do corpo. Alguns dos sinais relatados são: falta de ar, inchaço nas pernas, congestão pulmonar e fadiga intensa.

A insuficiência cardíaca pode acontecer como consequência de qualquer problema que interfira com o funcionamento do coração e no transporte de oxigênio para o corpo. Na maioria das vezes a insuficiência cardíaca acontece devido à doença coronariana, que é caracterizada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos, havendo dificuldade na passagem de sangue e diminuição da quantidade de oxigênio de chega aos órgãos.

As maneiras de se evitar a insuficiência cardíaca estão ligadas a prevenção de suas causas, como doenças do coração, hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras.

Por sinal, todos nós sabemos como evitar as doenças. As regras básicas de prevenção são: uma alimentação equilibrada, atividade física e uma boa noite de sono. Havendo algum desequilíbrio neste processo, a suplementação também pode ajudar na prevenção.

Lembre que nosso corpo é uma máquina perfeita que precisa funcionar em harmonia. O desequilíbrio de alguma função, orgãos ou nutrientes, pode causar diversos problemas, desde uma simples dor de cabeça até nossa morte por um problema cardíaco. Previna-se e não entre para esta estatística.

Fontes:

www.oglobo.com/saude/medicina

https://www.tuasaude.com/insuficiencia-cardiaca/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *