Assim como as preparações de final de ano, as festas juninas proporcionam inúmeras e deliciosas comidas típicas doces e salgadas, calóricas, irresistíveis e que podem levar a certos exageros.
Canjica, cural, bolos de aipim, de milho, de fubá, de tapioca, caldos diversos, paçocas, pés-de-moleque, são só alguns exemplos das delícias que a ocasião reserva. Cada região do nosso país, possuí suas receitas tradicionais e deliciosas que faz com que a vontade de experimentá-las aumente. Uma oportunidade de se conhecer novos sabores.
Junto com esse cardápio festivo, que nos enche os olhos e dão água na boca, alguns sintomas podem ocorrer com o excesso. Inchaço e aumento de peso, são só alguns e que ocorrem após essa época, devido ao aumento de sódio e a retenção de água no organismo. Em dois ou três dias, a tendência do peso é voltar ao normal.
É importante ressaltar, que restringir a alimentação não é a melhor solução, já que a fome aumenta , come-se mais do que se deve, podendo causar transtornos alimentares, por isso, deve-se desintoxicar o organismo sobrecarregado aos poucos, para que assim, retome suas funções normais, mantendo-se saudável.
ALGUNS SINTOMAS DE QUE SEU CORPO PRECISA DE UM “HELP” APÓS AS FESTIVIDADES JUNINAS
- Inchaço;
- Dores de cabeça;
- Alergia;
- Indisposição;
- Intestino preso ou diarréia;
- Diminuição da imunidade;
- Gosto amargo na boca ao acordar.
É importante buscar o auto controle, não exagerando, evitando alimentos gordurosos, ricos em sódio e na quantidade de açúcar, por exemplo. Algumas opções saudáveis, são possíveis nesta época e ajudam a manter o equilíbrio do corpo, vejamos:
- Milho cozido ou pipoca (ótimas opções de fibras, trazendo mais saciedade);
- Caldos (verde, de abóbora, de batata baroa) – que são ricos em vitaminas e minerais, além de aquecer do frio nesta época;
- Espetinhos de carne e frango (prestar atenção a gordura) – maior quantidade de proteínas;
- Pinhão (altamente nutritivo);
- Batata doce cozida ( muito nutritiva e rica em fibras).
OUTRAS DICAS IMPORTANTES NESTA ÉPOCA
- Não saia de casa com fome, isso fará com que não exagere na degustação;
- Opte por alimentos mais naturais;
- Beba bastante água para manter o corpo hidratado;
- Evite bebidas alcoólicas em excesso, dê preferência ao vinho por ser menos calórico e pelo resveratrol;
- Coma com moderação (pequenas porções).
Um outro ponto importante para aqueles que querem aproveitar os festejos, é observar a higienização e o acondicionamento dos alimentos. São muitas barraquinhas de quitutes, muitas quantidades e variedades típicas, alguns pratos são muito sensíveis a variações de temperatura e o manuseio deles deve seguir normas de higiene para que não haja contaminações, trazendo problemas sérios de saúde a quem os consome.
Após o período festivo, dê preferência aos alimentos in natura, diminuindo o consumo dos alimentos processados (muito sódio e que leva à retenção de líquidos pelo corpo), acrescente mais frutas e saladas variadas no seu cardápio diário, diminuindo os carboidratos e as proteínas. Chás e sucos detox, também são bem-vindos. Caminhadas ou outro tipo de exercícios físicos, também ajudarão na desintoxicação do organismo após esse período.
Se mesmo assim, os desconfortos continuarem, procure orientação médica.
Fontes: