A Hipertensão Arterial ou Pressão Alta, é uma doença que em 90% dos casos é hereditária.  Ela acomete adultos, crianças,  idosos, homens e mulheres,  independe de classe social e financeira, costuma-se dizer que é uma doença democrática.

Ela faz com que o coração  tenha que exercer um esforço mais do que normal para bombear o sangue para várias partes do corpo e de forma adequada, sendo um fator de risco principal para o acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial, insuficiência renal e cardíaca.

 Existem vários fatores que podem contribuir para o aumento dos níveis da pressão, alguns ligados ao estilo de vida de cada um, são eles:

É muito importante aferir a pressão com regularidade, só assim pode-se diagnosticar a hipertensão, principalmente quando se tem histórico familiar.

Quando a pressão se mantém acima de 140 por 90 mmHg frequentemente, torna-se um risco para a saúde, pois compromete os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins,  podendo causar a sua paralisação.

Prestar atenção a certos sintomas como dores no peito e de cabeça, tonturas, náuseas, zumbido no ouvido, fraqueza, sangramento nasal e visão embaçada, já que  pode estar relacionado ao quadro de hipertensão.  Por isso, procure um médico para uma avaliação e diagnóstico completo caso persistam, já que eles aparecem quando a pressão sobe muito.

Na maioria dos casos, as pessoas não apresentam sintomas, portanto, manter exames de rotina e medir a pressão com frequência, é a melhor conduta principalmente para a prevenção.

É uma doença que não tem cura, mas pode e deve ser tratada, através do controle da pressão por medicamentos adequados a cada paciente e suas necessidades, além da mudança de hábitos e prática de exercícios físicos.   Só o médico é que poderá indicar o melhor tratamento.

Fontes:

https://bvsms.saude.gov.br

https://drauziovarella.uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *