As vitaminas do complexo B são essenciais para o funcionamento do organismo e desenvolvem importantes funções no processo metabólico. Por fazerem parte do grupo de hidrossolúveis (dissolvidas em água), essas vitaminas não são armazenadas em grandes quantidades pelo nosso organismo e por isso precisam ser adquiridas por meio da alimentação.

“Além de terem participação fundamental no metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas, essas vitaminas agem no fornecimento de energia, na geração de bebês saudáveis, no sistema imunológico, na melhora do cabelo, pele e unha”, esclarece a nutricionista Samantha Rabello, especialista em nutrição esportiva funcional, emagrecimento avançado, e modulação intestinal.

De acordo com a nutricionista, a carência de qualquer vitamina do complexo B pode causar:

• Irritabilidade;

• Cansaço;

• Tontura;

• Fraqueza muscular;

• Queda de cabelo;

• Dor de cabeça;

• Dermatite;

• Anemia;

• Unhas fracas;

• Cãibras.

“Ao sinal de alguns desses sintomas é importante procurar um nutricionista para fazer uma avaliação da deficiência, ou não, dessas vitaminas”, orienta a nutricionista.

As vitaminas que fazem parte do complexo são a B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cobalamina).

Quais são as mais importantes

De acordo com a nutricionista todas as vitaminas do complexo B são importantes, mas as que mais se destacam são:

B6 (Piridoxina): – Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico, promove a produção de serotonina e melatonina, alivia enxaquecas e náuseas. Além disso, diminui a inflamação do corpo, o que beneficia pessoas com artrite.

B9 (Ácido Fólico): Promove a saúde dos cabelos, da pele e da memória, e é essencial na síntese de DNA e no desenvolvimento do feto. Também fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso, e ajuda no combate do câncer de mama e de cólon.

B12 (Cobalamina): Por ser uma vitamina de origem animal, os veganos podem ter deficiência dessa vitamina. Ela age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele.

Os alimentos que contêm vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em: brócolis, peixes, ovos, carne bovina e suína, leite, aveiacereais integrais, feijão, amêndoas, abacate, vegetais verdes, verduras e legumes.

“Logo, é essencial ingerir esses alimentos regularmente. Um prato bem colorido é rico tanto em vitaminas do complexo B como de outras vitaminas e minerais, ideal para se ter uma vida mais saudável”, orienta a nutricionista.

Importante

Por serem solúveis em água as vitaminas B são muito sensíveis ao cozimento, e se perdem facilmente na água. Por isso, legumes e verduras devem ser cozidos em banho-maria e por pouco tempo.

Excesso de bebida alcoólica e remédio à base de corticoide também podem atrapalhar a absorção de algumas vitaminas, por isso é recomendado cuidado no consumo.

De acordo com a nutricionista algumas vitaminas do complexo B precisam ser usadas em conjunto com outras vitaminas para uma melhor absorção. Mas essa recomendação é feita de acordo com a necessidade do paciente, pois cada caso é individual. “Não se deve suplementar vitamina B sem indicação nutricional ou médica”, enfatiza Samantha.

Fonte da informação: https://www.revistaabm.com.br/blog/entenda-por-que-as-vitaminas-do-complexo-b-sao-tao-importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *