É uma dieta baseada em alimentos ricos em antioxidantes, que ajuda no combate e/ou prevenção da inflamação crônica no organismo.  Ela é uma estratégia importante na prevenção de algumas doenças, mas não é a cura para todas elas.

Quando o corpo está inflamado, várias alterações ocorrem no organismo e que servem como um alerta de que algo não está bem.  Alguns hábitos alimentares e estilo de vida, levam a esse processo,  por isso, a importância de refeições equilibradas, com variedades de alimentos ricos em propriedades antioxidantes.

A inflamação é uma reação natural do corpo para se defender de alguma infecção ou até de uma lesão dos tecidos.  Ela é invisível, ocorre dentro do organismo e é causada pela ingestão constante de alimentos ricos em toxinas e substâncias pró-inflamatórias, além de alguns hábitos de vida como já foi mencionado anteriormente.  São aditivos ou proteínas que o corpo não consegue digerir e que não são reconhecidos como alimentos por ele.

O corpo aumenta a produção de substâncias que ajudam a combater a infecção, causando a resposta inflamatória, o que exige muito do corpo e leva ao surgimento de  efeitos colaterais como cansaço, dores de cabeça e musculares, podendo se tornar uma inflamação crônica, quando não são tratados.

Ao longo prazo, a alimentação rica em alimentos que inflamam o organismo,  podem ocasionar por exemplo, o diabetes, alterações no colesterol e triglicerídeos, obesidade, artrite, entre outras.

ALGUNS SINTOMAS DE QUE O CORPO ESTÁ INFLAMADO

O QUE DEVE SER EVITADO EM UMA DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA

Estudos mostram que o consumo de alimentos certos e com boas substituições, consegue-se controlar melhor as doenças crônicas e evitar a morte precoce.  Exemplo disso,  é o arroz integral em substituição ao arroz branco e o leite desnatado pelo integral (derivados também), entre outros.

Cada organismo reage de uma forma, por isso, é importante consultar um profissional para que oriente de forma adequada qual a  dieta mais indicada e de acordo com o quadro clínico de cada um.

BENEFÍCIOS DA DIETA

DICAS PARA QUE A DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA SEJA EFICAZ

O QUE NÃO PODE FALTAR NO CARDÁPIO

A preferência é que os alimentos sejam naturais e anti-inflamatórios, como por exemplo:

Gengibre, inhame, alho, cebola, chocolate amargo, pimenta, pimentão e vinho tinto, também são ótimas opções para esse tipo de dieta e sendo reforçada com a prática de atividade física mais a hidratação, forma um conjunto saudável e equilibrado de opções em busca de uma melhor qualidade de vida.

Fontes:

https://tuasaude.com

https://portalsaude.com.br

https://vitat.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *