As Festas de final de ano são repletas de delícias doces e salgadas, que nos chamam atenção por serem refeições especiais, portanto, caprichadas, ricas em açúcares, gorduras e carboidratos que fazem parte da nossa cultura.

São datas muito esperadas e que aproveitamos para celebrar em família e nada como uma mesa farta de guloseimas, para se colocar o “pé na jaca”.  Comemos primeiro com os olhos, daí o exagero, afinal, é Natal e Ano Novo!!!

Para balancear esse processo delicioso e não ficar com a consciência muito pesada, uma opção é beber sucos saudáveis que ajudam o organismo a eliminar as gorduras, os carboidratos e açúcares consumidos nesta época.

Além disso, os sucos hidratam e ajudam a eliminar as toxinas das comidas típicas de Natal e Ano Novo , além de  fortalecer  a imunidade.  São uma excelente opção para quem não gosta de comer as frutas e tornam-se mais atrativos pela variedade de opções e combinações.  São digestivos e refrescantes.

Os chás também ajudam, mas não se pode esquecer a água.  O corpo precisa se manter hidratado e ela é fundamental e indispensável.  Levando-se em conta que se trata de uma época de verão, a hidratação deverá ser mais reforçada.

Durante as festas, tente consumir moderadamente as refeições, evitando repetições, assim, pode-se consumir  um pouco de tudo.  Um prato balanceado é muito bem vindo,  como também, as nozes e as castanhas.

Escolha carnes magras como peru e chester, prefira assados e grelhados, saladas que são de fácil digestão e aproveite as frutas frescas da época.  Frituras e embutidos devem ser evitados, assim como o excesso de açúcar que podem causar desconfortos e mal estar e nos demais dias, faça uma alimentação equilibrada.

Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação.  Lembrem-se de que o álcool desidrata o organismo, por isso, é interessante intercalar com água ou suco.

Após este período de festas, é importante desintoxicar o organismo com uma dieta leve (não passar de uma semana), e é aí que entra a reeducação alimentar, já que o acúmulo de toxinas vindas de alimentos industrializados, que contém entre outros, sódio, conservantes, corantes e hormônios é muito significativo.

Refeições mais leves, a base de saladas, grelhados, integrais, água de coco, frutas e legumes ricos em água, são ótimas opções para ajudar a limpar o organismo e também hidratá-lo.

 Diminuir a ingestão de alimentos industrializados, açúcares e carnes vermelhas, por exemplo, acrescentar mais natureza ao prato e praticar atividades físicas é um bom caminho para complementar o efeito detox pós festas.

Não basta apenas fazer uma desintoxicação, é importante adotar hábitos saudáveis, isso manterá o peso adequado e o organismo funcionando bem.  Procure orientação de um nutricionista, ele ajudará nesse processo.

Por Simone Novaes (Nutricionista)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *