É muito comum para quem treina, sentir algumas dores musculares após o termino de um treino, principalmente para quem está começando recentemente com as rotinas de treino.

Em primeiro lugar, é muito importante entender, que sempre que treinamos uma carga acima daquilo que o nosso corpo aguenta, ou algo diferente do que estamos acostumados, geramos micro lesões na musculatura do nosso corpo.

Outro ponto que não deixa de ser importante, é entender que esses pequenos danos são algo esperado e de muita importância para a evolução do treino.

No entanto, apesar de apresentar bons resultados, continua sendo uma lesão e por isso apresenta algumas dores na musculatura.

Pensando nisso, criamos esse conteúdo onde iremos explicar um pouco mais sobre essas dores, e quais cuidados necessários em relação a elas.

Para saber mais, continue lendo esse artigo e descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto.

A dor vai voltar no próximo treino?

Provavelmente, sim!

Mesmo descansando corretamente, e seguindo dicas para aliviar a dor, no inicio dos treinos a tendência é que sinta bastante dores até o corpo se acostumar com o exercício.

Para se manter o mais saudável possível durante as atividades físicas, é importante focar em três pontos: a nutrição, a malhação e a recuperação.

Só com todos os fatores em equilíbrio o corpo reage de forma adequada.

Mas relaxa, aos poucos o seu corpo vai se acostumando e essa dor vai passando.

Estou sentindo dor, descanso ou vou treinar?

Antes de tomar essa decisão, é muito importante analisar o quão grave é esse incomodo, já que se caso esteja doendo muito e receber mais pressão sobre o mesmo, é perigoso que essa dor evolua para algo mais grave.

Sendo assim, é muito importante medir se a dor é suficiente para te manter em casa, ou se você pode voltar aos treinos normalmente.

De qualquer forma, sempre é importante dar de 24 a 48 horas para a musculatura se recuperar, mesmo quando você tem só a dorzinha normal pós-treino.

Uma boa alternativa para quem não quer abandonar a academia é alternar treinos: malhou peito e tríceps na segunda, deixe eles de repouso e treina pernas e abdômen na terça, por exemplo.

Dicas para aliviar a dor muscular no pós-treino

Para quem anda sofrendo com muitas dores pós-treino, vai aí algumas dicas poderosas do que fazer para dar aquela aliviada.

Coloque gelo no local

O gelo impede danos musculares mais graves e acelera a cura das micro lesões.

Quando sentir qualquer tipo de dor muscular pós-treino, coloque gelo picado em um saco impermeável, envolto em uma toalha, sobre a região dolorida.

Depois de esfriar, aquecer

Depois de aplicar o gelo na região, nada como tomar um banho quente para relaxar os músculos.

Esta troca de temperatura pode agir como uma hidroterapia.

Massagem

A massagem depois dos exercícios aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e acelera a remoção de substâncias químicas inflamatórias, que produzem a dor.

Primeiro deve-se massagear as regiões acima e abaixo da área dolorida e, em seguida, o músculo. Você também pode usar um dispositivo de automassagem ou aplicar pressão nos músculos doridos com uma bola de tênis.

Em caso de dor pós-treino, não tome relaxante muscular!

Muitas pessoas preferem sentir a dor por dias do que se render a um remédio, com receio de que isso prejudique o rendimento. E realmente essas pessoas estão certas.

A verdade, é que tomar relaxante muscular para aliviar as dores prejudica, e muito, os resultados. Mas é claro que estamos falando disso em casos no qual a medicação é feita em um nível elevado, quando o uso é frequente.

Isso acontece, porque essa medicação tem como principal efeito a inibição da contração muscular, que é justamente o que causa a dor, e é também o que faz com que o músculo se fortifique e cresça.

Sendo assim, quando você relaxa o músculo com a ajuda de uma medicação, e impede a contração, você alivia as dores. Porém, esse alívio pode prejudicar os resultados do seu treino.

Por conta disso, a indicação de uso frequente desse tipo de remédio não é feita para quem quer ter resultados quando falamos da área de musculação.

E é muito importante que você tenha controle, e use esses medicamentos esporadicamente. Para que não sofra com as dores pós-treino mas também não perca todo o seu esforço.

Siga essas dicas e acabe com as suas dores

Agora que você já conhece mais sobre dores musculares no pós-treino e tem dicas infalíveis do que fazer para aliviar essas dores, acabaram as desculpinhas para não ir treinar.

Mas lembre-se, caso as dores persistam e estejam prejudicando a movimentação do seu corpo, é muito importante realizar uma visita para saber o que está acontecendo.

E se você gostou desse conteúdo, e quer ler mais artigos como esse, fique ligado em nosso blog que sempre trazemos novidades para todos os tipos de gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *