A água é um dos elementos fundamentais para a vida, pois ela é completamente responsável por facilitar o funcionamento intestinal, regula a temperatura do nosso corpo e além de tudo, ajuda no transporte de oxigênio e sais minerais. Por isso que a hidratação no verão é tão importante.

Grande parte de um corpo humano, é composto por água. Ao contrário do que muitos imaginam, é por conta desse motivo que é de extrema importância não esperar sentir cede para poder ingerir água.

O verão, é a estação na qual o nosso corpo mais elimina água. E ele faz isso através de diversos meios, um desses meios de eliminação de líquido é através do suor.

Lidar com o clima quente, não é fácil, exige muitos cuidados para manter a hidratação do corpo humano corrreta.

E foi pensando nisso, na saúde do seu corpo, que criamos esse conteúdo especialmente para você. Quer saber como se manter saudável e hidratado no verão? Continue a sua leitura e descubra tudo o que você precisa saber!

Sintomas de desidratação

A desidratação, ocorre quando o corpo perde mais água do que ingere. Esse problema, ocorre com mais frequência em idosos, porque o centro que controla a sede, pode não funcionar tão bem nessa idade.

Porém, esse problema pode chegar em pessoas jovens também caso não tomem os devidos cuidados.

Conheça agora, alguns sintomas causados pela desidratação.

Qual a importância da hidratação no verão?

A água é um líquido que precisa fazer parte do nosso dia-a-dia. Ela atua em todas as células do nosso corpo e tem diversas funções muito importantes.

A sua principal função é em nosso sistema circulatório. Mantendo o corpo bem hidratado, o nosso fluxo sanguíneo irá funcionar da melhor forma possível, e esse é um ótimo primeiro passo para que todas as nossas funções vitais atuem como devem.

Além disso, dessa forma a absorção dos nutrientes será feita com mais facilidade.

Outro fator bem relevante que possui relação com o consumo de líquidos é o controle da temperatura corporal.

E tem mais, para o nosso corpo eliminar toxinas e resíduos inúteis para o organismo estar bem hidratado também é fundamental. Dessa forma, órgãos como o fígado e os rins podem funcionar da melhor maneira possível e melhorar os processos do corpo.

5 Dicas para melhorar a sua hidratação no verão

No verão, não da pra vacilar com os hábitos de beber água, não é mesmo?

Por isso, separamos 5 dicas que vão te ajudar muito a lidar com esse calor mantendo uma boa hidratação.

Beba água

Muitas pessoas esperam sentir sede para ir beber água, e essa atitude está totalmente errada.

A sede é um sinal de que o corpo já está começando a desidratar, podendo causar náuseas e tonturas. Procure ingerir dois litros de água por dia.

Para não esquecer de beber água, procure deixar uma garrafinha sempre por perto para você se lembrar.

Consuma alimentos ricos em água

Uma outra maneira de ajudar o seu corpo a ingerir mais líquido, é investir em frutas e legumes que contenham água na composição. Algumas opções são melancia, abacaxi, pepino, abobrinha e tomate.

Esses alimentos ajudam a manter o organismo hidratado e bem nutrido, além de proporcionar uma sensação de frescor.

Diminua o sal em tudo o que puder

Exagerar no sal nunca foi uma boa opção, além de trazer diversos problemas para a saúde, ainda ocasiona uma retenção de líquido.

Os rins tentam manter o organismo com uma proporção de água e sal. Quando o corpo está ingerindo muito sal, eles começam a reter mais água para equilibrar essa proporção.

Essa retenção pode causar inchaço e desconforto.

Evite o consumo de bebidas alcóolicas

Embora algumas bebidas com base de álcool aparentem ser bem refrescantes, quando ingeridas em excesso, podem elevar a possibilidade de desidratação do corpo.

Fadiga, sede, dor de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz e ao som são alguns sintomas da ressaca que podem ser evitados.

A dica que a gente te dá é: se for beber, o ideal é maneirar na quantidade e ingerir água entre os goles das bebidas alcóolicas.

Aposte em bebidas naturais não alcóolicas

Como acabamos de dizer anteriormente, fazer o consumo frequente de álcool não é uma das melhores opções.

O ideal é, além da água, ingerir sucos naturais, água de coco e chás gelados que vão ajudar o corpo na hidratação e melhor funcionamento do organismo.

Bebidas isotônicas também são ótimas opções, pois ajudam a repor nutrientes importantes principalmente após a prática de atividade física. Porém, lembre-se, essas bebidas não podem ser consumidas em grandes quantidades.

Cuide da sua hidratação no verão

Acho que agora você já sabe da importância de cuidar da sua hidratação no verão, não é mesmo?

Manter-se hidratado, não só no verão, pode acrescentar diversos benefícios para a sua saúde, tanto física, quanto interna e mental.

Então, se você gostou desse conteúdo e deseja ler mais artigos como esse, fique ligado em nosso blog que sempre temos novidades para você. E se quiser conhecer mais sobre os nossos produtos, fique ligado em nosso site.

OXM Nutrition, equilibrando o seu corpo, mente e espírito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *