A cirurgia bariátrica, conhecida também como “redução de estômago”, é um procedimento seguro e muito indicado para reverter casos de obesidade grau 3.

A anatomia original do órgão é modificada e com isso, a sua capacidade de receber alimentos diminuída.  Além disso, essa cirurgia afeta a produção do hormônio da saciedade GLP-1, diminuindo assim a capacidade de comer, sendo a redução da capacidade do estômago responsável pelo emagrecimento.

No Brasil, a cirurgia é feita pelo Sistema Público de Saúde e também pela Saúde Suplementar (convênio).  Somos o segundo país com maior número de cirurgias neste seguimento, ficando atrás dos EUA.

Por ser uma cirurgia, é preciso que alguns cuidados sejam tomados para que não hajam complicações e efeitos colaterais.

É preciso adequar alimentação e nutrição a um estômago reduzido, com uma capacidade menor de absorção.  Uma pessoa não operada tem capacidade para consumir de 1 a 1,5 litros de alimentos e um estômago pós- bariátrico tem capacidade para 25ml a 200ml, o que equivale a um copo americano.

A quantidade de água recomendada continua sendo de 2 a 3 litros por dia, porém, em pequenas quantidades em várias vezes ao dia.  Por exemplo, 50ml a cada 30 minutos (conforme orientação médica).

Acompanhamento psicológico e psiquiátrico é muito importante antes e depois do procedimento.  Questões anteriores que envolvem a saúde mental e o sobrepeso, como toda a mudança brusca que envolve peso, estilo de vida e alimentação, precisam ser considerados e não ignorados.  Isso muito ajudará na evolução desse paciente, assim como o apoio familiar.

Deficiências Nutricionais , porque ocorrem?

As deficiências nutricionais após cirurgia e sua gravidade e frequência ocorrem de acordo com o procedimento cirúrgico realizado e consequente alteração da função gastrointestinal, sendo cada vez mais relatadas na literatura científica.

Elas ocorrem devido a vários fatores como restrição da ingestão alimentar, redução de áreas de absorção dos nutrientes, diminuição no tempo de trânsito gastrointestinal, presença de intolerância alimentar e a não utilização de polivitamínicos/minerais.

Quais são as principais Deficiências Nutricionais?

Nas vitaminas hidrossolúveis, essas deficiências se manifestam meses após a cirurgia e as mais comuns são:

Nas vitaminas lipossolúveis, as deficiências se desenvolvem de forma mais lenta de acordo com a absorção progressiva de gorduras.  As mais comuns são:

Em relação aos macronutrientes, a deficiência de PROTEÍNAS são as mais comuns, sendo observada após técnicas cirúrgicas, anorexias, vômitos persistentes, diarréia, intolerância alimentar e reduzida capacidade absortiva e adaptativa.

A desnutrição proteica tornou-se uma grave complicação metabólica observada principalmente no pós -operatório tardio de cirurgia bariátrica.

O consumo inadequado de proteína é observado principalmente no processo de perda de peso em pacientes e pode aumentar a perda de massa muscular, sendo um problema muito comum entre bariátricos.

Sendo essas deficiências resultantes do processo de cirurgia bariátrica, principalmente pela exclusão de partes do trato gastrointestinal  prejudicando a absorção eficiente de nutrientes no organismo, é necessário que haja acompanhamento clínico nutricional das pessoas que passaram por esse tipo de cirurgia.

Assim, será garantido a manutenção da perda de peso de forma saudável e com a utilização de polivitamínicos/minerais adequados as necessidades de cada um contribuindo para esse processo.

Fontes: 

1- Deficiências nutricionais após cirurgia bariátrica. Por que ocorrem? Lívia A.BORDALO, Denise Machado MOURÃO, Josefina BRESSAN

 2- https://drauziovarella.uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *