O dia da gula, comemorado em 26 de janeiro, é uma data que pode servir de alerta às questões relacionadas com distúrbios alimentares e suas consequências, como também, um convite para experiências gastronômicas.  É uma oportunidade de apreciar  receitas diversas com seus aromas, texturas e sabores.

Na realidade a data foi criada com o propósito de chamar a atenção ao consumo exagerado de alimentos e os malefícios causados à saúde.

A gula é considerada um distúrbio alimentar de origem emocional, onde usa-se a comida como compensação para algo que não está fluindo bem em algumas áreas da vida. Ela pode desencadear um desequilíbrio psíquico e físico e, que com o tempo, pode evoluir para complicações mais sérias, por exemplo:

Para algumas pessoas, a gula está relacionada a comer e beber  mais do que o corpo precisa e  a um desajuste no autocontrole, e que por sua vez, está ligado a fatores emocionais.  É uma forma de através da comida, encontrar alívio e conforto para as situações difíceis.

É comum em algumas ocasiões como em festas de final de ano, encontros familiares, reuniões com amigos, as pessoas se deliciarem com pratos doces ou salgados, repetindo a refeição ou exagerando um pouco  na quantidade e de forma prazerosa.  O aroma e sabor envolventes estimulam de forma natural esse processo, o que não quer dizer que esteja sendo desenvolvido um quadro de compulsão alimentar.

Quando isso se torna uma rotina, passando a ser uma fonte de sofrimento e ansiedade, é preciso procurar ajuda de um profissional da saúde para que não ocorram consequências mais sérias.

Existem também outros pontos de destaque e que levam ao surgimento de transtornos alimentares, entre eles, o estresse do dia a dia, falta de tempo para se alimentar, baixa auto estima e a busca pelo corpo perfeito, sendo mais acometidos em jovens.

Destaque também para a obesidade, que pode ter fatores psicológicos, genéticos, biológicos e sociais, atingindo pessoas que são mais vulneráveis as discriminações sociais, pelo sofrimento psíquico que essa ação provoca.

É importante, controlar a gula, mas de que forma?

Em relação as experiências gastronômicas nesta data, muitos restaurantes aproveitam para melhorar suas vendas, oferecendo  oportunidade às pessoas de conhecer e apreciar uma variedade de pratos, com um cardápio vasto, diferente e com preços acessíveis.

Essa é uma oportunidade de escolher bem os alimentos,  apreciar as preparações com cautela, mas sem exagero!  Saúde em primeiro lugar!

Fontes:

https://hospitalnaçoes.com.br

https://institutobaianodeobesidade.com.br

https://vitat.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *