O colesterol é uma gordura necessária para o organismo exercer algumas funções, entre elas, a produção de alguns hormônios, porém, é preciso consumi-lo de forma equilibrada para que as taxas se mantenham regulares.

Alguns hábitos contribuem para o aumento do colesterol, principalmente quando o consumo de frutas e hortaliças for baixo.  O alto consumo de carnes vermelhas, alimentos ultraprocessados e gorduras saturadas em geral, favorecem  o aumento do risco de doenças cardiovasculares.

A hipercolesterolemia pode se desenvolver em qualquer faixa etária, sendo por causas genéticas, sedentarismo, má alimentação, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, comorbidades, obesidade, diabetes e hipertensão não controlados.

Não existem sintomas de colesterol alto, o que existem são alguns sinais que podem estar associados ao acúmulo de gorduras nas artérias como dores nas pernas, nos braços, ao se alimentar(dor na parte abdominal), entre outros.   Consultar um médico ao sentir esses ou outros sintomas é super- importante  para que assim, haja uma melhor avaliação do quadro clínico.

O QUE FAZER PARA REDUZIR O COLESTEROL QUANDO ESTIVER ALTO?

Lembrando que a mudança é algo gradativo, mas com força de vontade,  é possível fazer trocas inteligentes, como por exemplo, na dieta do colesterol, deve-se incluir alimentos com fibras, consumir mais frutas, verduras,  legumes, grãos, gorduras boas e carnes magras.  Frituras devem ser evitadas.

Dar preferência as carnes grelhadas ou assadas, diminui o teor de gorduras ingeridas, assim como as gorduras saturadas dos  derivados de leite que devem ser substituídas pelos produtos pobres em gorduras,como é o caso dos desnatados em geral.

ALGUNS ALIMENTOS RICOS EM COLESTEROL:

ALGUNS ALIMENTOS QUE AJUDAM A REDUZIR O COLESTEROL ALTO:

É importante frisar que o colesterol alto pode ser cuidado e controlado.  Se for de origem genética, há controle com medicamentos, alimentação e atividades físicas.  Em caso de ser relacionado com a má alimentação, a reeducação alimentar e a atividade física, ajudam no seu controle.

Trabalhar a prevenção é sempre o melhor caminho.  Algumas dicas abaixo:

Fontes:

https://minhavida.com.br

https://saude.gov.br

https://rededorsaoluiz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *