O colágeno é uma proteína que pode ser encontrada na pele, tecidos e ossos e é responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele. Essa proteína, na realidade, é um conjunto de vários tipos de proteínas do corpo que, quando juntas, formam o colágeno especifico para uma certa área e função no corpo.

Além disso, o colágeno também é muito importante para manter a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações, podendo ser encontrado em alimentos, como carne e gelatina ou suplementos alimentares em cápsulas ou sachês.

Na indústria cosmética, o colágeno pode ainda ser também utilizado em cremes hidratantes para atenuar o envelhecimento da pele.

Como tomar suplementos de colágeno

Os suplementos de colágeno podem ser tomados em duas formas diferentes, e mais comuns no mercado, na forma de colágeno tipo 1 e colágeno tipo 2. Ambos os tipos têm diferentes formas e doses de ser tomados e diferentes finalidades, sendo, por isso, considerados suplementos diferentes.

Independente do tipo de suplemento, é muito importante consultar um médico antes de iniciar o uso do suplemento, já que a dose adequada para cada problema a tratar deve ser bem adaptada.https://9c29144fa1b30ac66f601afcbbf5ea17.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Colágeno tipo 1

O colágeno tipo 1, ou colágeno hidrolisado, é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, como bois e porcos, resultando da quebra de moléculas de proteína em partículas menores. Este tipo de colágeno é o mais comum no corpo e devido às suas dimensões e propriedades, é melhor absorvido no intestino, sendo usado para:

A dose recomendada é de cerca de 10 g do suplemento de colágeno tipo 1 por dia, geralmente em forma de sachê, que pode ser tomado com as refeições, idealmente associado à vitamina C, já que esta vitamina potencializa os efeitos do colágeno no organismo. Assim, é aconselhado tomar o colágeno juntamente com suco de limão ou laranja por exemplo. Alguns suplementos já incluem vitamina C na sua constituição, como o colágeno hidrolisado da Sanavita ou Cartigen C.

É importante lembrar que a dose e o uso devem ser sempre recomendados pelo médico, uma vez que a recomendação da suplementação com esse tipo de colágeno é para ajudar, em grande parte dos casos, no tratamento da osteoartrite.

Além da suplementação, pode-se também fazer uma alimentação rica em colágeno, ingerindo alimentos como carnes vermelhas, brancas ou gelatina, por exemplo. Veja mais alimentos ricos em colágeno.

Colágeno tipo 2

O colágeno tipo 2, ou colágeno não desnaturado, é o componente maioritário presente na cartilagens. É fabricado a partir de um processo diferente do colágeno tipo 1, tendo uma apresentação e propriedades diferentes também. É comercializado como colágeno tipo 2, mas pode ser encontrado associado a outros tipos, como o 3 e 4.

Este tipo de colágeno é indicado quando em doenças como:

Nestas doenças, o próprio organismo reconhece o colágeno que está nas articulações como uma proteína estranha e produz enzimas que destroem a cartilagem, e como consequência, surgem os sintomas destas doenças. https://9c29144fa1b30ac66f601afcbbf5ea17.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Assim, uma das forma de ajudar o corpo a repor o colágeno perdido nas cartilagens e, principalmente, aliviar os sintomas, é o uso de suplementos a base de colágeno tipo 2, que reduz a inflamação em casos de osteoartrite e reumatismo e melhorando a saúde das articulações.

Este tipo de colágeno é tomado numa dose menor que o colágeno tipo 1, de aproximadamente 40 mg, em cápsula, uma vez por dia, idealmente em jejum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *