Quem  nunca ouviu falar que “o chocolate é o alimento para a alma?”  Ou então,  “Preciso muito de um chocolate hoje”.  Fala-se  também,  que ele remete as boas e felizes emoções que estão guardadas na memória e no coração e essas recordações , geralmente,  vem da infância, uma época feliz para muitas pessoas (deveria ser para todas) e é por isso que é tão desejado!

O bolo chocolatudo da vovó com aquele cheirinho delicioso que sai do forno e se espalha pela casa, os ovos de Páscoa de se lambuzar de tanto comer, a caixa de bombom que foi o presente de alguém muito querido, são só alguns felizes exemplos e que reforça  o seu simbolismo e o que há por traz desse alimento,  aumentando  o encanto e trazendo a sensação de querer mais.

Quem ama chocolate, afirma que um simples pedaço, pode mudar a vida de alguém, e que  é uma forma de adoçar a vida, de aquecer e acalmar, é um encontro de emoções que transformam a alma e o corpo positivamente.

É possível que o chocolate tenha se tornado um produto popular muito apreciado por milhões de pessoas em todo o mundo, não só por seu sabor único, doce, diversificado e saboroso, mas também pelo que ele representa para as pessoas.

Encontrado em diversas formas e preparações como bombons, barras, bolos, sorvetes biscoitos e sobremesas diversas, é muito difícil quem não o aprecie.

Segundo a WIKIPÉDIA,o chocolate é um alimento feito a base de amêndoa fermentada e torrada do cacau.  Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central.  Com os Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII.

Ainda segundo essa fonte, o Dia Mundial do Chocolate, às vezes chamado de Dia Internacional do Chocolate ou Dia do Chocolate, é uma celebração anual, ocorrendo geralmente em 7 de julho, e que alguns sugerem ser o aniversário de introdução do chocolate na Europa em 1550.  Antes disso, ele era conhecido somente pelos povos Maia e Asteca.

O chocolate passou então, a ser conhecido como “Ouro Negro” e  transformado em status para a aristocracia europeia  como sinônimo de riqueza e poder e sendo  popularizado após à Revolução Industrial.

No Brasil, as sementes de cacau chegaram por volta de 1746, como presente para o fazendeiro baiano Antônio Dias Ribeiro, onde o clima e o solo contribuíram para que o plantio e as lavouras de cacau prosperassem na Bahia.

Atualmente, a Bahia e o Pará, são os maiores produtores de cacau do Brasil, sendo responsáveis por 90% da produção nacional, onde o fruto é  produzido com história, tradição e em um sistema agroflorestal que protege as Matas Atlântica e Amazônica.

Dependendo da região onde são produzidos, existem diversas variações de cacau e que lhe confere sabor, qualidade e reconhecimento internacional, seja na forma industrial ou artesanal, um “terroir” diferenciado que só há no Brasil.

Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), esse termo francês,  é um conjunto de informações adquiridas pelo produto, desde a localização geográfica, qualidade do manejo, clima, cultura, história e tradição, que influenciam nas características sensoriais, assim como o vinho.

TIPOS DE CHOCOLATES

Existem vários tipos de chocolate, classificados principalmente de acordo com a proporção de cacau e teor de gordura utilizado.  Os três principais são o amargo, ao leite e o branco, sendo que o mais consumido no Brasil, é o ao leite.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), só pode ser classificado como chocolate, o produto preparado com cacau e açúcar, com adição ou não de outros componentes. Vejamos as diferenças entre eles:

Recentemente, uma empresa suíça lançou no mercado o CHOCOLATE RUBY, que estava em desenvolvimento há aproximadamente dez anos, feito do cacau, cujas sementes são de cor rosada.  É assim, em consequência do ambiente e outras condições peculiares ao qual foi cultivado.

Não possuí corantes em sua composição , tendo o mesmo teor de cacau do amargo, 47,3%, sendo que a sua quantidade de gordura é semelhante ao do chocolate branco, aproximadamente 36%.  É um chocolate menos doce e fonte de vitamina A e B, difícil de ser encontrado e com um preço bem mais elevado do que os outros.

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE

Voltando aos primeiros parágrafos,  onde fala-se em  transformar corpo e alma positivamente pelo chocolate , é  de certa forma relacionar os  benefícios que ele  proporciona ao nosso organismo e que  estão presentes nos tipos que  possuem maior concentração de cacau, como o amargo e o meio amargo, ressaltando algumas funções:

Ainda existem muitas pesquisas realizadas em várias partes do mundo e que comprovam esses e outros benefícios que fazem desse alimento,  especial.

Em resumo, o chocolate, esse alimento saboroso,  irresistível  e reconfortante,  pode e deve ser introduzido na alimentação de diversas formas.  Ao escolher o seu preferido, lembre-se que ele é calórico e para aproveitar de suas propriedades e benefícios, consuma com moderação (mesmo sendo uma missão impossível) e prefira os que possuem quantidades menores de gordura e açúcares.

E já que ele acalma a alma e o coração, por que não adoçar a vida de alguém? Presentear com um chocolate a  um ente querido, um amigo ou qualquer pessoa que desejar, é com certeza um ato de amor, de carinho, de cuidado com o próximo.  É uma forma de adoçar a vida das pessoas, é colocar um pouco de doce em seus caminhos, é ter empatia e de quebra, cuidar da saúde mental, espiritual e física de ambas as partes.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org

https://redeglobo.globo.com

https://suldoce.com.br

https://naturezaagricola.com.br

https://tuasaude.com

https://unimed.coop.br

https://cauchocolates.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *