O l-triptofano, ou 5-HTP, é um aminoácido essencial que aumenta a produção de serotonina no sistema nervoso central. A serotonina é um neurotransmissor importante que regula o humor, o apetite e o sono, sendo muitas vezes utilizado para tratar casos de depressão ou ansiedade.

Dessa forma, o l-triptofano pode ser utilizado como um suplemento alimentar para ajudar no tratamento de estresse e hiperatividade em crianças, assim como para tratar distúrbios de sono ou a depressão, leve a moderada, em adultos. Muitas vezes, o l-triptofano pode até ser encontrado na mistura de alguns remédios para depressão e na fórmula de alguns leites em pó para bebê.

Preço e onde comprar

O preço do l-triptofano varia muito de acordo com a dosagem, quantidade de cápsulas e da marca comprada, no entanto, em média os preços variam entre 50 e 120 reais.

Para que serve

O l-triptofano está indicado quando existe falta de serotonina no sistema nervoso central, como acontece no casos de depressão, insônia, ansiedade ou hiperatividade em crianças.

Como tomar

A dose de l-triptofano varia de acordo com o problema a tratar e a idade, devendo, por isso, ser sempre orientada por um médico ou nutricionista. No entanto, as orientações gerais indicam:

Embora possa ser encontrado sob a forma de suplemento isolado, o l-triptofano é mais facilmente encontrado associado a remédios ou outras substâncias como o magnésio, por exemplo.https://8a8e53337e60380a3e6cb278f00a04de.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos secundários mais comuns do uso prolongado de l-triptofano incluem náuseas, dor de cabeça, tontura ou rigidez muscular.

Quem não deve tomar

Não existem contraindicações para o uso de l-triptofano, no entanto, mulheres grávidas ou que amamentam, assim como pessoas a utilizar antidepressivos devem consultar o médico antes de iniciar a suplementação com 5-HTP.

Fonte da informação: https://www.tuasaude.com/l-triptofano/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *