Atualmente, existe uma corrente de conscientização em relação a longevidade e o que fazer para que esse processo seja saudável e prazeroso.  O mundo está envelhecendo,  as pessoas vivendo mais e a busca pela qualidade de vida acompanha de forma positiva a trajetória de uma grande parte da população que anseia por mais saúde e bem estar.

As mudanças de hábitos são necessárias e começar pela alimentação é sempre um passo importante, por isso, escolhas conscientes na dieta diária, ajudarão para desintoxicar o organismo, fortalecer a imunidade, nutrir,  fazê-lo funcionar melhor e isso deveria ser sempre, não só nesta fase.

Alimentos por exemplo, ricos em flavonol (subcategoria dos flavonoides), encontrados nos alimentos de origem vegetal, melhoram a circulação sanguínea,  os processos inflamatórios e a circulação arterial, sendo indispensáveis na dieta voltada na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

Além de ajudar no envelhecimento saudável, esses compostos contribuem para a redução das taxas de mortalidade por doenças como o Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outras.

Alguns alimentos ricos em flavonoides:  couve, feijão espinafre, chá verde, chá preto, maçã chocolate meio amargo,  vinho tinto, azeite, damasco e pêssego.

Alimentos ricos em fibras são fundamentais , como também os ricos em cálcio (essenciais para o fortalecimento dos ossos) e as proteínas, não podem faltar no cardápio.

É preciso adotar uma dieta equilibrada rica em alimentos naturais vegetais, nozes, legumes, frutas, pães integrais e gorduras saudáveis, portanto, fazer uma reeducação alimentar e aproveitar ao máximo o que os alimentos podem oferecer de nutrientes , fugir dos alimentos processados e industrializados, como também dos alimentos ricos em gorduras e açúcares, é um importante passo para uma vida mais saudável.

OUTRAS DICAS PARA A LONGEVIDADE:

A genética é um fator que contribui para a longevidade, porém as escolhas do dia-a-dia, o ambiente em que vive, as habilidades emocionais e mentais com o que a vida oferece, entre outros é o que faz e muito a melhora na qualidade de vida.  Desta forma, evita-se pelo menos cinco doenças que mais matam no mundo e que são associadas a alimentação de má qualidade:  infarto, derrame, obesidade, diabetes, câncer (próstata, mama e intestinos).

 Assim, com consciência e força de vontade, é possível  trilhar um caminho longo, mais saudável e mais feliz!

Cuidar da saúde é fundamental e que seja prioridade na vida de todos!

Fontes:

https://globo.com/saude/bemestar

https://terra.com.br

https://cendrap.edu.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *