Homens e mulheres possuem características e necessidades diferentes, embora sejam anatomicamente semelhantes.

Os homens em média vivem seis anos a menos que as mulheres e possuem uma maior necessidade calórica e de proteínas, por isso, a inclusão de alguns alimentos em sua dieta, torna-se importante ajudando na prevenção de alguns tipos de doenças.

Muitos homens relutam ao máximo em procurar um médico para realizar consultas de rotina e só o fazem por insistência da família, principalmente esposa e filhos, o que é preocupante, já que com isso, o diagnóstico nem sempre é positivo,  com resultados de doenças em estágio avançado tornando o tratamento mais difícil e chances de cura reduzidos.

A importância de consultar o urologista a partir dos 50 anos para detectar as chances do câncer de próstata, exames como hemograma, perfil lipídico (colesterol), glicemia e aferição da pressão arterial é primordial nos cuidados com a saúde masculina, mas não é só isso.  Manter uma alimentação saudável e equilibrada, com uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e proteínas magras é um complemento essencial.

O metabolismo masculino é mais acelerado que o feminino, havendo assim um maior consumo de calorias e gasto energético, o que não quer dizer que não possam seguir uma alimentação equilibrada, assim como todos.

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, sal e açúcar, favorecem ao surgimento da hipertensão, do diabetes e aumento no colesterol, o que é extremamente preocupante para o desenvolvimento de várias doenças principalmente as cardiovasculares que atingem um número alto de homens em relação a população feminina.

É preciso prevenir!  Consumir alimentos com essa função é um ótimo caminho , vejamos, por exemplo, na prevenção do INFARTO e AVC:

Outros alimentos protegem contra o aparecimento do câncer de próstata, preservando a SAÚDE SEXUAL (fertilidade):

Para a saúde do CÉREBRO, mantendo-o ativo, melhorando o raciocínio e a atenção:

Essas são só algumas opções, o importante é a variação dos alimentos no cardápio diário, quanto mais colorido, mais nutritivo.   Evitar frituras, gorduras, além do sal e açúcar como já foi falado,  é um caminho perfeito na prevenção de doenças, juntamente com  a prática de exercícios físicos , uma boa noite de sono e hidratação.  Evitar bebidas alcoólicas em excesso e o fumo é muito importante também.

Alguns alimentos são prejudiciais à saúde masculina, principalmente no campo da fertilidade, são eles:

Evitar esses alimentos,  procurar orientação com o profissional da saúde para esclarecimentos e acompanhamento e manter os exames em dia, é fundamental na melhora e prevenção de doenças!  Se não for possível evitá-los, que seja com moderação.

Fontes:

https://medprev.online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *