O Cérebro precisa de energia constantemente e assim como os demais órgãos, precisa de vitaminas, minerais, gorduras boas como aminoácidos e fitoquímicos para nutrir as células e garantir neurotransmissores necessários.

O ato de pular refeições, não faz bem a esse órgão, devido a falta de glicose que pode prejudicar a atenção e causar sonolência durante o dia.  Por isso, é importante fracionar as refeições (3 em 3 horas) e não pular o café da manhã como muitas pessoas fazem.

A 1ª refeição do dia é indispensável para despertar as funções do organismo depois de um jejum de cerca de 8 horas.  O organismo fica sem receber alimento durante esse período e o café da manhã será responsável por ativar as funções do cérebro que precisa de muita energia para funcionar bem.

É importante que  haja uma dieta saudável para que atenda as necessidades específicas do cérebro e assim possa ajudar aos neurônios a alcançarem um equilíbrio físico satisfatório.

O excesso ou falta de neurotransmissores pode ocasionar sintomas de depressão, ansiedade, hiperatividade, além de contribuir para o surgimento do Alzheimer e Parkinson.

A memória é usada para praticamente tudo e é por isso que é preciso preservá-la, cuidar com atenção, afinal, é através dela que formamos uma identidade e estabelecemos ligações com o mundo e tudo ao nosso redor, é onde armazenamos recordações e sensações que geram sentimentos.

Preservar a saúde do cérebro e da mente, é fornecer estímulos e nutrientes para que a comunicação entre os neurônios aconteça da melhor forma possível e sem falhas, o que pode levar a prevenção também de doenças degenerativas.

TIPOS DE MEMÓRIA

ALGUNS PASSOS PARA ESTIMULAR A MEMÓRIA:

As atividades do dia e determinados hábitos podem tanto favorecer, quanto prejudicar a memória, por isso é tão importante fugir da rotina.  Atitudes simples podem “acordar” o cérebro para que absorva informações como aprender coisas novas, fazer contas sem calculadora, organizar armários (ou qualquer outra coisa), de forma diferente do habitual, o que é um bom estímulo.

ALIMENTOS QUE GARANTEM O BOM FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO:

Alguns suplementos como por exemplo, o ômega 3, também podem ajudar no processo de cuidados com o cérebro, porém, devem servir de complemento quando há uma deficiência prévia, devendo ser indicado pelo médico ou nutricionista para que assim, não ocorram excessos e desconfortos.

O QUE EVITAR?

Além dos cuidados com a alimentação, é preciso se exercitar.  Não é só o corpo que precisa desse cuidado, a mente também.  Atividades como ler, estudar, praticar jogos, exigem do cérebro a habilidade de formar novas conexões, portanto, novos conhecimentos.  É como se fosse um nova dose de força (de ânimo) e que permitirá manter a capacidade cognitiva, a concentração, criatividade, iniciativa e auto-confiança.

ALGUMAS DICAS PARA EXERCITAR O CÉREBRO:

Sendo assim, o cérebro estando bem nutrido e exercitado, mantém-se a mente e o corpo saudáveis, evitando o aparecimento de vários tipos de doenças.  Comece novos hábitos e perceba uma melhor qualidade de vida!

Fontes: 

Alimentos para a memória 100% saúde, Ano 2, nº4 – 2011 – Ed. Alto Astral

Alimentos para a Memória Especial, Ano 1, nº1 – 2017 – Ed. Alto Astral

Saúde em Casa, Ano 6, nº7 – 2014 – Reedição – Ed. Alto Astral

https://oglobo.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *