A memória, é um processo de processamento e armazenamento de informações realizado pelo cérebro ao longo da vida.

Com o passar dos anos, o cérebro humano que é responsável pelo desenvolvimento da aprendizagem, por armazenar informações (lembranças) e  contribuir para a capacidade intelectual, pode apresentar problemas ocasionando por exemplo, alterações na memória.  Essas alterações podem ser em decorrência do Alzheimer que pode afetar também, outras funções cerebrais.

É preciso entender que o cérebro precisa de cuidados e uma boa alimentação equilibrada e balanceada, rica em vitaminas e minerais, irá  contribuir  para a prevenção de doenças neurodegenerativas e do sistema cerebral durante o processo de envelhecimento.

A nutrição  tem um grande impacto significativo na memória, na função cognitiva e na saúde emocional, portanto, é preciso prestar atenção e fazer as escolhas certas no prato.

ALGUNS ALIMENTOS E DICAS IMPORTANTES PARA O CÉREBRO:

Outros alimentos devem ser evitados, como por exemplo, margarina, congelados, pipoca de micro-ondas, doces, frituras, queijo, pão francês e arroz branco (alto índice glicêmico que podem aumentar o risco de depressão), especialmente em mulheres na menopausa, segundo alguns estudos americanos.  Picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue, levam a mudanças de humor, fadiga e outros sintomas depressivos.

 Uma dieta rica em açúcar e gordura, ainda segundo os estudos, resulta em um declínio significativo das funções cerebrais, levando a alterações nas bactérias intestinais (desequilíbrio intestinal),  afetando o funcionamento cerebral, já que as escolhas alimentares interferem na absorção dos nutrientes e na resposta neurocerebral.  É preciso controlar o consumo desses alimentos e acrescentar outros ricos em fibras no cardápio diário, o que vai manter a saúde emocional.

Alimentos com alto teor de gordura, inflamam o cérebro, atingem a memória e também o hipotálamo, uma parte do cérebro responsável pela regulação do peso.  Pode também inflamar todo o corpo, aumentando o risco de acidente vascular cerebral.

As frituras por conterem gordura saturada, podem aumentar o risco de desenvolver o Alzheimer e demências.  Além dos problemas relacionados à memória, o consumo de gorduras em geral e em excesso, pode levar também a ataques cardíacos e morte.

Nutrir o cérebro de forma correta o fará funcionar no seu potencial máximo, portanto, a alimentação saudável e equilibrada é o melhor caminho para isso.

Fontes:

https://tuasaude.com

https://terra.com.br

https://cnn.com.br

https://uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *