Envelhecer faz parte do ciclo natural da vida, processo influenciado pelo estilo de vida de cada um e por fatores genéticos.
A alimentação que é nossa companheira durante toda a nossa vida, e que é um dos fatores da qualidade de nossa saúde, também está presente na terceira e quarta idade. Nesta fase a alimentação deve estar entre os cuidados diários para contribuir com um envelhecimento saudável.
É importante prestar atenção à quantidade e a qualidade dos alimentos, em relação as calorias, já que nessa fase nosso metabolismo diminui, assim como, a quantidade de atividades físicas que praticamos.
O QUE FAZER PARA MANTER A ALIMENTAÇÃO BALANCEADA E UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL?
- Fazer pelo menos três refeições diárias(café da manhã, almoço e jantar), e pequenos lanches nos intervalos;
- Consumir mais cereais, optando também por alimentos integrais e naturais;
- Incluir legumes e verduras nas refeições e frutas nas sobremesas e lanches;
- Consumir leite e derivados evitando queijos gordurosos e manteiga;
- Dar preferência aos peixes, aves sem pele e carnes magras;
- Consumir óleos vegetais com moderação;
- Evitar refrigerantes, sucos artificiais, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas;
- Diminuir a quantidade de sal e açúcar;
- Beber pelo menos 2 litros de água por dia em pequenas quantidades, várias vezes ao dia;
- Praticar atividades físicas pelo menos 30 minutos diários;
- Evitar bebidas alcoólicas e o fumo;
- Tomar banho de sol também é importante, antes das 10:00h e depois das 16:00 h.
Ao falar na alimentação em idosos, é importante destacar a dificuldade que pode ocorrer em grande parte deles ao consumir os alimentos e desfrutar de seu valor nutricional. A mastigação e a deglutição podem ser prejudicadas devido a alterações naturais dos mecanismos de defesa, e/ou o uso de próteses dentárias, reforçando a necessidade de cuidados maiores no preparo das refeições.
Desta forma, é possível evitar acidentes, tornando o processo mais seguro, contribuindo para uma alimentação saudável e satisfatória, principalmente para aqueles que possuem uma idade mais avançada.
Esses cuidados começam no momento das compras dando atenção aos rótulos, data de validade, procedência do produto, temperatura e armazenamento adequados.
Na preparação e manuseio, é importantíssimo os cuidados com a higiene das mãos, dos utensílios e ambiente em geral. Os idosos são bem mais suscetíveis a desenvolver quadros de infecções causadas por bactérias e outros agentes patogênicos.
Os alimentos devem ser bem cozidos, macios, em tamanhos menores, pela dificuldade que alguns tem em mastigar e deglutir. Além disso, cada caso é um caso, sendo importante esse cuidado. Sopas, caldos e vitaminas também são bem-vindos. Cozinhar é um ato de amor, especialmente com os mais idosos!
ALGUMAS DICAS PARA QUE A ALIMENTAÇÃO SEJA PRAZEIROSA
- O ambiente deve ser limpo e arejado;
- O espaço livre e bem iluminado;
- As mobílias devem ser adequadas às necessidades de cada idoso;
- A higienização das mãos antes das refeições deve ser incentivada;
- Mastigar bem os alimentos e comer devagar;
- Cuidar bem da saúde bucal para o favorecimento da percepção do paladar, na digestão e deglutição (muitos usam próteses);
- Estimular o consumo de alimentos variados, principalmente os naturais.
O QUE NÃO PODE FALTAR NA ALIMENTAÇÃO DO IDOSO?
- Alimentos in natura ao invés dos industrializados;
- Incluir diariamente proteínas (carnes, leite e derivados), leguminosas e castanhas;
- Incluir em todas as refeições vegetais e frutas, assim, evita-se deficiências de vitaminas;
- Consumir alimentos ricos em vitamina D (peixes) e cálcio (saúde óssea);
- Acrescentar no cardápio diário, alimentos ricos em fibras (aveia), leguminosas e frutas para o bom funcionamento gastrointestinal;
- Não esquecer da hidratação, é de extrema importância!
A má alimentação pode ocasionar o surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, entre outros. É bom evitar as gorduras ruins, sal (use temperos naturais) e pratos com maior índice glicêmico.
Consulte o médico e ou nutricionista, eles poderão indicar e orientar melhor o cardápio diário dos idosos de acordo com o seu quadro clínico.
E lembre-se, terceira e quarta idade são vida! Existe hoje uma corrente positiva em busca de uma vida mais longínqua e saudável e todos podem chegar a uma idade maior, mudando os hábitos diários de forma simples e positiva com saúde e bem-estar.
Fontes: