A Páscoa é uma das principais celebrações do calendário cristão e, durante a Semana Santa, existe a tradição da Igreja Católica, conhecida também como a Semana da Paixão, de não comer carne, especialmente na Sexta-feira Santa.
Para muitas pessoas, esse período é um momento de reflexão e renovação espiritual se fazendo muito presente na alimentação com o jejum de alimentos, onde não se consome a carne e sim o peixe (ou nenhum tipo de carne), conforme a fé e a doutrina de cada pessoa.
Pratos mais leves e saudáveis, são opções na maioria das famílias, onde peixes e legumes se destacam na mesa do brasileiro, o que não quer dizer que seja uma regra.
Para aquelas pessoas que seguem a risca essa tradição, o peixe é a principal escolha, o que é muito bom, tendo em vista a quantidade de ácidos graxos e ômega 3 que possuem, além de ser uma proteína magra benéfica à saúde.
As verduras e os legumes tem seu papel na preparação dos pratos saudáveis nesta época. Saladas coloridas e refogados, são deliciosos para acompanhar um cardápio equilibrado, dando mais sabor e nutrientes à dieta. Pode-se também substituir o tradicional por integrais, como no caso do arroz, da quinoa ou o que a criatividade, o gosto e o bolso permitir.
Independente da época, seja comemorativa ou não, o consumo dos alimentos deve ser moderado e cuidadoso, assim como a sua preparação. Na hora da compra, é preciso dar uma atenção especial aos produtos comprados.
Vejamos algumas dicas, segundo a ANVISA, ao escolher os alimentos para a refeição:
- Observar a limpeza e higiene do estabelecimento escolhido e se os produtos estão na temperatura e refrigeração indicados pelo fabricante, se estão na data de validade e visível e ainda, se estão expostos na prateleira adequadamente;
Em relação aos pescados frescos, eles devem estar livres de:
- Contaminações físicas, químicas e biológicas;
- Aparência: sem manchas, furos e cortes na superfície;
- Escamas: firmes e resistentes, translúcidas e brilhantes;
- Pele: úmida, tensa e bem aderida;
- Olhos: devem ocupar toda a cavidade, estarem brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho;
- Membrana que reveste a guelra: rígida, parte interna brilhante e os vasos sanguíneos cheios e fixos;
- Brânquias: cor de rosa ao vermelho intenso, úmida e brilhantes, ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso);
- Abdômen: aderido aos ossos fortemente e de elasticidade marcante;
- Odor, sabor e cor: características da espécie escolhida;
- Conservação: mantido sob refrigeração ou sob uma camada espessa de gelo.
Em relação aos peixes congelados:
- O produto deve estar armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem;
- Não podem estar amolecidos ou com acúmulo de água (sinal que passaram por um processo de descongelamento). A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve a sua temperatura diminuída temporariamente.
Cuidados com o preparo e consumo dos pescados
Dê preferência aos peixes assados, cozidos ou grelhados, evitando as frituras;
- Retire o couro do peixe antes de consumi-lo , já que a gordura saudável está concentrada na carne;
- Utilizar temperos naturais, evitando os industrializados e o excesso de sal. Se o peixe for salgado (bacalhau, por exemplo), dessalgar, diminuindo assim, a quantidade de sódio.
O vinho é uma opção tradicional nesta época deve ser consumido com moderação, para que se aproveite as suas propriedades, como é o caso do resveratrol que é benéfico à saúde do coração.
Em relação ao chocolate, outro alimento muito procurado e presenteado nesta época (uma paixão nacional), também deve ser consumido com moderação, por algumas especialidades serem muito calóricas. Os chocolates com maior teor de cacau, são os mais indicados, já que é ricos em ferro, possuem gordura boa e menos açúcar.
Além disso, o não menos importante que a escolha, é verificar ao comprar, se o produto está armazenado em local fresco e arejado, sem incidência de sol. A embalagem deve estar intacta, sem furos ou amassada, com data de validade e informação nutricional bem legível.
Outro produto que merece atenção especial é a Colomba Pascoal, que no cristianismo representa a vinda do Espírito Santo. Muito consumida, podendo conter gorduras trans, seus recheios geralmente são de frutas ou chocolate, nesta segunda opção, o ideal é escolher a que tiver maior quantidade de cacau, portanto menos açúcar.
O importante é não exagerar! Escolher os alimentos certos e o cardápio saudável vale a pena nos cuidados com a saúde. E que se estenda por outras comemorações!
Fontes: