O Cérebro precisa de energia constantemente e assim como os demais órgãos, precisa de vitaminas, minerais, gorduras boas como aminoácidos e fitoquímicos para nutrir as células e garantir neurotransmissores necessários.
O ato de pular refeições, não faz bem a esse órgão, devido a falta de glicose que pode prejudicar a atenção e causar sonolência durante o dia. Por isso, é importante fracionar as refeições (3 em 3 horas) e não pular o café da manhã como muitas pessoas fazem.
A 1ª refeição do dia é indispensável para despertar as funções do organismo depois de um jejum de cerca de 8 horas. O organismo fica sem receber alimento durante esse período e o café da manhã será responsável por ativar as funções do cérebro que precisa de muita energia para funcionar bem.
É importante que haja uma dieta saudável para que atenda as necessidades específicas do cérebro e assim possa ajudar aos neurônios a alcançarem um equilíbrio físico satisfatório.
O excesso ou falta de neurotransmissores pode ocasionar sintomas de depressão, ansiedade, hiperatividade, além de contribuir para o surgimento do Alzheimer e Parkinson.
A memória é usada para praticamente tudo e é por isso que é preciso preservá-la, cuidar com atenção, afinal, é através dela que formamos uma identidade e estabelecemos ligações com o mundo e tudo ao nosso redor, é onde armazenamos recordações e sensações que geram sentimentos.
Preservar a saúde do cérebro e da mente, é fornecer estímulos e nutrientes para que a comunicação entre os neurônios aconteça da melhor forma possível e sem falhas, o que pode levar a prevenção também de doenças degenerativas.
TIPOS DE MEMÓRIA
- MEMÓRIA DE TRABALHO: dura apenas segundos, somente para realizar determinada função, como por exemplo, discar um nº de telefone.
- MEMÓRIA SENSORIAL: gerada pelo olfato, visão e audição.
- MEMÓRIA DE RECONHECIMENTO: através de informações como nomes, rostos, funções de objetos e que pode utilizar da memória sensorial para fixar na mente.
- MEMÓRIA DE CONHECIMENTO: pelos fatos do dia, aprendizado de trabalho ou escolar.
- MEMÓRIA DE PROCEDIMENTO: relacionada com atividades condicionadas (dirigir e andar de bicicleta…)
ALGUNS PASSOS PARA ESTIMULAR A MEMÓRIA:
- Relaxar;
- Ter uma boa noite de sono;
- Praticar exercícios físicos;
- Cuidar da alimentação(saudável e balanceada);
- Realizar atividades intelectuais como a leitura.
As atividades do dia e determinados hábitos podem tanto favorecer, quanto prejudicar a memória, por isso é tão importante fugir da rotina. Atitudes simples podem “acordar” o cérebro para que absorva informações como aprender coisas novas, fazer contas sem calculadora, organizar armários (ou qualquer outra coisa), de forma diferente do habitual, o que é um bom estímulo.
ALIMENTOS QUE GARANTEM O BOM FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO:
- Peixes, através do ômega 3 e de quebra ainda cuida do coração;
- Ovos, amigo dos neurônios;
- Azeite, melhora a memória e previne até o AVC;
- Linhaça, fortalece a memória evitando danos cerebrais;
- Brócolis, acelera o processamento de informações do cérebro;
- Frutas vermelhas, atuam contra distúrbios de memória relacionados à idade;
- Castanhas, ativam a memória fortalecendo as células nervosas;
- Soja, protege as células do cérebro contra o envelhecimento;
- Maçã, melhora a saúde dos neurônios.
Alguns suplementos como por exemplo, o ômega 3, também podem ajudar no processo de cuidados com o cérebro, porém, devem servir de complemento quando há uma deficiência prévia, devendo ser indicado pelo médico ou nutricionista para que assim, não ocorram excessos e desconfortos.
O QUE EVITAR?
- EXCESSO DE : – gorduras saturadas, açúcar, carne vermelha e bebidas alcoólicas.
- Café: MODERADAMENTE.
Além dos cuidados com a alimentação, é preciso se exercitar. Não é só o corpo que precisa desse cuidado, a mente também. Atividades como ler, estudar, praticar jogos, exigem do cérebro a habilidade de formar novas conexões, portanto, novos conhecimentos. É como se fosse um nova dose de força (de ânimo) e que permitirá manter a capacidade cognitiva, a concentração, criatividade, iniciativa e auto-confiança.
ALGUMAS DICAS PARA EXERCITAR O CÉREBRO:
- Manter o foco fazendo uma coisa de cada vez;
- Adquirir novos conhecimentos;
- Tentar não se estressar;
- Manter a mente tranquila;
- Passear com família e amigos, o lazer é sempre bem-vindo!
- Praticar atividades como caça-palavras, jogo dos sete erros, cubo mágico, pinturas e desenhos, jogos de cartas, dominó, damas e xadrez, boas leituras e outras tantas que desenvolva a atenção.
Sendo assim, o cérebro estando bem nutrido e exercitado, mantém-se a mente e o corpo saudáveis, evitando o aparecimento de vários tipos de doenças. Comece novos hábitos e perceba uma melhor qualidade de vida!
Fontes:
Alimentos para a memória 100% saúde, Ano 2, nº4 – 2011 – Ed. Alto Astral
Alimentos para a Memória Especial, Ano 1, nº1 – 2017 – Ed. Alto Astral
Saúde em Casa, Ano 6, nº7 – 2014 – Reedição – Ed. Alto Astral