O ato de cozinhar, é uma ato de carinho, de atenção e de cuidado consigo e para com o próximo. Esses cuidados começam com a higienização, manipulação e armazenamento dos alimentos. E quando não são feitos de forma adequada, levam ao aparecimento de infecções e doenças causadas por fungos , vermes e bactérias que podem levar à morte.

Na realidade todo o cuidado com o alimento deve começar desde o plantio, transporte, armazenamento e manuseio,  seja nos depósitos, mercados e dispensas familiares.  Neste último exemplo, é preciso passar por algumas importantes etapas para que se evite contaminações, vejamos:

A cozinha é um tipo de ambiente que muito favorece ao aparecimento de agentes contaminantes e que podem desencadear todo o tipo de doenças se não tiver uma atenção adequada aos cuidados em todas as etapas de preparo.

O que fazer para evitar essas contaminações e suas consequências?

É comum armazenar alimentos na geladeira para que sejam conservados e mantenham as suas características nutricionais e sensoriais, impedir e reduzir a multiplicação de micro organismos  que contribuem para o aparecimento de doenças desencadeadas pelo armazenamento e temperatura incorretos.  Um procedimento que também deve ser cuidadoso e levado a sério.

Existem vários tipos de geladeiras domésticas, onde a temperatura delas varia de 1 a 10°C.   Umas são maiores, outras menores, outras mais modernas e outras nem tanto, porém, o procedimento deve ser o mesmo em relação as temperaturas na conservação dos alimentos. Por exemplo:

TEMPO IDEAL E VALIDADE DOS ALIMENTOS NA GELADEIRA

COMO DEVEMOS ORGANIZAR OS ALIMENTOS NA GELADEIRA ?

FREEZER/CONGELADOR:  comida pronta congelada, carnes cruas congeladas, produtos congelados, sorvetes e gelo.

1ª PRATELEIRA:  ovos, iogurte, leite e derivados.

2ª PRATELEIRA:  sobras de alimentos.

3ª PRATELEIRA:  alimentos em descongelamento.

GAVETA:  verduras, legumes e frutas.

PORTA-CONDIMENTOS:  bebidas, temperos, geleias, conservas, sucos e água.

OUTRAS DICAS PARA NÃO ERRAR NA COZINHA

Lembrem-se de que saúde e qualidade de vida, começam também com pequenas ações e cuidados básicos de higiene.  A cozinha é um ambiente propício para desencadear vários tipos de doenças quando não é cuidada com a devida atenção, por isso,  a mantenha sempre limpa, arrumada, organizada e pronta para preparar refeições nutritivas, saborosas e saudáveis e o principal, mantendo a saúde em dia.

Fontes:

https://saudeabril.com.br

https://bvs.saude.gov.br

https://forc.webhostusp.sti.usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *