Meditação é uma técnica ancestral com raízes orientais, cujo objetivo é trazer calma, relaxamento, foco e tranquilidade para quem está praticando, através de métodos que envolvem a postura, a atenção e a respiração.  Assim, por meio do relaxamento geral, concentração e autoconhecimento, é possível desenvolver técnicas para lidar melhor com o dia a dia.

Pode ser praticado por crianças, adolescentes e adultos como um todo, por ser de fácil aprendizado e praticidade e com vários benefícios comprovados.

Em uma pesquisa realizada em parceria da Harvard Medical School com o Instituto de Neuroimagem da Alemanha e da Universidade de Massachussets, publicada na Psychiatry Research:  Neuroimaging em 2011, a prática constante de meditação pode ocasionar mudanças significativas no cérebro, principalmente no hipocampo (responsável pela conversão de memória de curto prazo em longo prazo).

Em 2014, outro estudo realizado pela John Hopkins University, mostrou que existe uma relação entre a meditação e a capacidade de reduzir os sintomas de depressão, ansiedade e dor, apontando o impacto da meditação semelhante ao dos medicamentos para tratar a depressão, pois é uma forma de treinar o cérebro.

Além do cérebro, a meditação pode se transformar em uma forte aliada diária de saúde e bem-estar pelo envolvimento promovido entre o corpo e a mente.

Segundo a SES/DF(Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal), através da Coordenação Técnica de Meditação, meditar é uma condição de atitude de voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si ou concentrar-se intensamente em algo.

A meditação é importante em todos os momentos da vida, já que é possível cuidar da saúde em geral, principalmente da saúde fisica, mental e emocional.  Lidar com os problemas do dia a dia, não é nada fácil, por isso, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio para assim conseguir resolvê-los.  Assim, cada um consegue canalizar e lidar com os sentimentos adquirindo equilíbrio emocional para todas as áreas da vida.

ALGUNS BENEFÍCIOS DE SE MEDITAR

O QUE FAZER PARA QUE A MEDITAÇÃO FAÇA PARTE DE SUA VIDA?

Existemdiferentes tipos de meditação, cada uma com suas origens, técnicas e ensinamentos, vale a pena saber um pouco mais sobre elas e tentar identificar a que melhor se enquadra no perfil de cada um.

Algumas pessoas se adaptam com mais facilidade a técnicas mais introspectivas, enquanto outras preferem exercícios que estimulem a desconstrução do pensamento.  O importante é praticar a que se sinta melhor e absorver todos os benefícios que ela oferece.

ALGUMAS TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO PARA PRATICAR EM CASA:

Faça da meditação um hábito, comece aos poucos, pelo menos três dias por semana, cinco minutos, depois dez, vinte, trinta, assim, o cérebro irá se fortalecendo gradativamente, levando benefícios também para o seu corpo.

E para reforçar isso, é importante ressaltar a importância também de se manter um conjunto de hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, dormir pelo menos seis horas, ter uma alimentação balanceada, colorida e livre de ultraprocessados (por exemplo), boas leituras (conhecimento nunca é demais), além de cultivar bons pensamentos e atitudes.

Os resultados que vem com essas mudanças positivas, se destacarão também na aparência e  no estado de espírito, trazendo paz interior, equilíbrio e sentimentos bons.

Essas mudanças positivas são um combustível perfeito para corpo, mente e espírito andarem em perfeita harmonia.

 Fontes:

https://saude.df.gov.br

https://terra.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *