Para entender os benefícios do vinagre de maçã, primeiro é preciso entender o que é vinagre. Vinagre é o produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho. A palavra vinagre significa “vinho azedo” e nada mais é do que o produto da transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas.
O vinagre pode ser feito a partir de vinhos (branco, tinto e balsâmico), do arroz e do trigo e de frutas (maçã, uva, kiwi, cana de açúcar, entre outras), podendo ser usado na culinária em temperos de carnes e saladas e para manter vegetais em conserva, além de dar um novo sabor aos alimentos.
Em geral, ele facilita a digestão, já que garante uma boa acidez no estômago, pois ajuda a matar fungos e bactérias que podem estar nos alimentos , prevenindo assim infecções intestinais.
Durante muito tempo, o vinagre foi usado como produto de limpeza e desinfecção de feridas, devido as suas propriedades antifúngicas e antibacterianas.
O vinagre de maçã é um alimento fermentado que possuí propriedade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, sendo um grande aliado da saúde e da beleza, podendo ser digerido ou aplicado sobre a pele e cabelos.
Os povos da Babilônia usavam este preparado a mais de 5 mil anos para fins medicinais.
Ele é fonte de pectina (fibra solúvel que vem da maçã), como também de ácidos graxos, flavonóides, polifenóis, vitaminas e minerais (especialmente o potássio), ácido acético, enzimas, catequinas e quercetinas (antioxidantes)e betacaroteno. Possuí mais substâncias benéficas do que os outros vinagres.
Alguns benefícios do vinagre de maçã:
- Ajuda na perda de peso;
- Contribui para a digestão;
- Faz bem para a saúde da pele e cabelos;
- Ajuda a tratar a diabetes;
- Alivia incômodos no estômago e intestinos;
- Ajuda a controlar os níveis de colesterol do corpo;
- Auxilia na higienização de vegetais;
- Protege contra doenças cardiovasculares e do fígado;
- Retarda o envelhecimento.
O vinagre de maçã pode causar alguns efeitos colaterais, quando consumido em grandes quantidades e por períodos prolongados, como por exemplo:
- Náuseas e vômitos;
- Queimação na garganta;
- Dificuldade de digestão;
- Diminuição da quantidade de potássio no sangue;
- Perda óssea e osteoporose;
- Danificação do esmalte dos dentes.
Recomenda-se o consumo de 2 ou 3 colheres de chá de vinagre de maçã diluído em água morna ou fria em jejum ou a qualquer hora como se fosse refresco, podendo acrescentar 2 colheres de chá de mel de abelhas.
Outros profissionais recomendam diluir 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em pelo menos 200 ml de água à temperatura ambiente em jejum. Segundo eles, o preparado aliado a uma rotina de exercícios, ajuda a perder a gordura no abdômen, além de fazer bem para a pele. É consumido como um “shot” e assim de estômago vazio, incorpora mais rapidamente os seus nutrientes.
Algumas celebridades vem propagando esse novo hábito nas redes sociais , o que vem acarretando inúmeros seguidores.
A veracidade dos efeitos do vinagre de maçã como remédio é algo que vem de muito tempo e com isso, tem sido usado para tratar também dores de garganta e varizes, sendo que, a maioria dos atributos à ele dados, ainda não foram comprovados cientificamente e permanecem como mitos.
Devido a sua popularidade, de alguns anos para cá, alguns pesquisadores passaram a analisar melhor os benefícios deste tipo de vinagre.
Mais é sempre bom lembrar que pessoas que sofrem de úlcera ou problemas gástricos devem evitar o consumo do vinagre de maçã, portanto, é importante que se consulte o especialista para melhores informações e indicações.
Fontes:
https://conquistesuavida.com.br
https://oglobo.com (Artigo: Shot de vinagre de maçã 22/09/22. Saúde/Bem estar)