Solidão é um sentimento que surge quando nos sentimos só, na companhia de outras pessoas, de pessoas queridas, em ambientes movimentados ou até mesmo na rotina diária.
Ela é a principal responsável pelo isolamento das pessoas gerando um ciclo vicioso, onde a pessoa se isola por sentir-se só e sente-se só por estar isolada. Não envolve físico, nem idade e varia de pessoa para pessoa.
Vários fatores contribuem para despertar a solidão como: condições econômicas, desemprego, viuvez, viver sozinho, local onde vive, doenças que condicionam a mobilidade, entre outros.
Alguns sintomas da solidão: Baixa auto-estima; Tristeza; Irritabilidade; Desesperança e pessimismo; Sentimento de inutilidade.
Principais efeitos da solidão: Depressão; Ansiedade; Isolamento Social.
Em relação a infelicidade, segundo o dicionário Infopédia da Língua Portuguesa, infelicidade, significa, entre outros, falta de felicidade, qualidade ou estado infeliz e insatisfação.
Tanto a solidão quanto a infelicidade, segundo pesquisas, contribuem significativamente para o envelhecimento, assim como fatores psicológicos, podendo apresentar impactos na saúde física.
Sentir-se infeliz, solitário e deprimido, pode alterar os processos de envelhecimento, da mesma forma que o tabagismo e outras doenças, além da idade cronológica, biológica, genética, estilo de vida e outros fatores.
É muito importante então, trabalhar algumas condições essenciais para que os efeitos causados por psicopatologias associadas aos sentimentos acima desenvolvidos e a outros, não sejam desencadeados no decorrer da vida e contribuam para um envelhecimento precoce.
É preciso prevenir! Cuidados com a saúde mental, é um caminho ideal para um envelhecimento saudável e longíquo.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
A saúde mental em equilíbrio é quem definirá o bem-estar emocional, psicológico e social de uma pessoa, contribuindo para um bom envelhecimento, prevenindo o surgimento de diversas doenças , entre elas hipertensão e problemas cardiovasculares.
Saber envelhecer, é um aprendizado que começa desde criança com a prática de hábitos saudáveis que devem ser mantidos por toda a vida e que deve ser vivenciado com autonomia.
Dicas para um envelhecimento saudável
- Exercícios para o corpo e alma, onde trazem mais segurança para atividades diárias, fortalecendo músculos e ossos;
- Exercícios para a mente através de palavras cruzadas, jogos de raciocínio lógico, leitura e trabalhos manuais;
- Anotar tudo o que for importante para não esquecer;
- Manter hábitos afetivos saudáveis, como namorar, curtir amigos e família;
- Não se isolar (solidão traz desânimo e depressão), frequentar grupos de convivência é um ótimo recurso;
- Ter uma alimentação saudável e boa noite de sono, para o corpo e mente é fundamental;
- Hábitos de higiene diários (sensação de bem-estar e conforto).
Quando se permite vivenciar novas experiências, o novo passa a ter um sabor especial, ativando percepções, emoções, sonhos e certezas, isso porque faz com que a pessoa se sinta capaz e feliz. O “EU POSSO”, “EU CONSIGO”, “EU BUSCO”, “EU EXISTO”, são apenas algumas ações positivas que permitem a caminhada longe de sentimentos negativos que podam, maltratam e machucam corpos e almas, portanto, faça valer!
Fonte: https://cnn.brasil.com