Você sabia que exames normais não são sinônimo de saúde? Quando  você esta se sentindo mal isto é sinal que existe alguma coisa errada ou desequilibrada no seu corpo. Então, se você não testou a patologia errada, você deve investigar e tentar corrigir antes que vire uma doença.

Vários estudos associam a inflamação a uma série de doenças. E perdurando por longos períodos sem nenhuma ação de tratamento, ela pode se transformar em uma inflamação crônica.  Ou seja, ela acontece quando o sistema imunológico é ativado continuamente no seu limite e não tem tempo de se recompor.

Alguns sinais de inflamação do organismo são:

VISUAIS: sobrepeso, obesidade, inchaço, retenção de líquidos, celulites, distensão abdominal, alergias,  inflamações na pele, língua com suburra lingual;

ESTÔMAGO e INTESTINO: gases, má digestão, prisão de ventre;

DORES: cansaço, dores no corpo, dor de cabeça frequente;

MENTAIS: mau humor, irritação, ansiedade.

Na inflamação crônica as células inflamadas produzem toxinas que passam a agredir o organismo. Entre as causa das inflamações estão o sedentarismo, má alimentação, desequilíbrio intestinal, obesidade, sono ruim, estresse crônico e infecções.

Ainda que tenham algum tipo de relação, inflamação e a infecção são processos diferentes.  Em termos gerais, a infecção é um quadro desenvolvido pela presença de vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos em nosso corpo. Assim, ela pode gerar um processo inflamatório no corpo para combater os agentes patógenos. Porém, há muitos casos de inflamação que não se desenvolvem, necessariamente, por um quadro infeccioso.

Atualmente, a grande maioria das doenças tem sua origem em algum problema inflamatório. Como exemplo, diabetes, hipertensão, câncer, doenças autoimunes, problemas cardiovasculares, problemas neurodegenerativos, gordura no fígado e hormonais.

A OMS define que a saúde vai além da ausência de doença: trata-se de um estado de completo de bem estar físico, mental e social. Portanto para evitarmos inflamações devemos adotar um estilo de vida saudável. Que dentre outras coisas engloba:

ROTINA DIÁRIA: ter horários definidos para dormir, acordar, fazer as refeições, trabalhar e descansar;

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: com variedade de frutas, verduras, grãos, cereais, laticínios e carnes;

DORMIR BEM: o suficiente para recompor seu corpo, seu organismo e seu cérebro (em média 8 horas):

ATIVIDADE FÍSICA:  libera várias reações que estimulam o funcionamento do seu corpo e do seu organismo.Equilibra suas emoções, dando prazer, reduzindo ansiedade e o estresse.

Como sempre repetimos, nosso propósito é “Equilibrar a sua vida”. Corpo, mente e espírito. Em resumo esta é a definição da OMS que parece fácil, mas precisamos praticar diariamente.

Fontes:

Jornal o Globo 19/06/2022

https://www.saudedafamilia.org/sua_saude/inflamacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *