O Dia Internacional do Leite é comemorado em 24 de junho e a data foi criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos lácteos para a manutenção de uma alimentação equilibrada.
O leite é considerado um alimento importantíssimo para a saúde por sua qualidade nutricional, sendo rico em proteínas, principalmente a caseína, carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas. Também é rico em cálcio que é responsável pela formação e desenvolvimento dos ossos ao longo da vida.
Segundo o médico oncologista Dráuzio Varella, o leite é a principal fonte de cálcio para a alimentação da população, fundamental para o fortalecimento do esqueleto do ser humano, a troca celular e a estrutura óssea.
Hipócrates, filósofo da Antiga Grécia, considerado o Pai da Medicina, considerava o leite um alimento muito próximo da perfeição.
O consumo pelo homem de leite de vaca veio com a domesticação dos primeiros animais e estima-se que tenha começado a cerca de 11000 anos.
É o alimento mais consumido do mundo, estando presente em todos os momentos de nossas vidas, seja no tradicional “pingado”(café com leite), nos derivados como queijo, iogurte e em preparações como bolos, sobremesas, sorvetes e outras delícias presentes no nosso dia a dia.
Ele também pode ser apreciado de diversas formas:
- Quente ou gelado;
- Batido com frutas como vitamina (mais consistente);
- Na forma de refresco (mais leve);
- Com café gelado;
- In natura com caldas diversas decorando o copo (fica bonito);
- Com cereais e frutas diversas;
- Ou da forma criativa que quiser;
- E até no banho é uma ótima opção para tonificar e hidratar a pele.
O leite contribui segundo estudo da Universidade da Califórnia, para a prevenção da obesidade e ainda segundo alguns estudos internacionais, proporciona benefícios para a memória, pressão arterial, nutrição do feto durante a gestação, hidratação, entre outros.
O leite integral é o mais consumido em todo o mundo, recomendado para crianças e adolescentes que precisam de suas vitaminas e aporte calórico de gorduras. O semi-desnatado tem 50% de gordura a menos que o integral e o desnatado, para quem precisa diminuir o teor de gordura na alimentação (sobrepeso ou colesterol alto). Já o leite em pó, é o leite de vaca que passa por processo de secagem.
A FAO/ONU recomenda o consumo de 3 porções de lácteos por dia ou 1000mg. O ideal é ingerir um copo de 200ml da bebida, uma fatia de queijo de 50g e um iogurte.
Fontes:
www.embrapa.br
www.drauziovarela.com
www.gadoholandes.com