A vitamina B12 pode trazer inúmeros benefícios para o organismo, como prevenir a anemia e a depressão. Saiba mais!

Imagem: Rost-9D/iStock

Também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 foi a última vitamina a ser descoberta. No final da década de 1940, ela foi identificada como uma substância presente no fígado dos bezerros e que curava a anemia perniciosa.

A vitamina B12 é a única vitamina B que o organismo armazena em grandes quantidades, principalmente no fígado. O corpo absorve através de um processo complicado. As enzimas digestivas, na presença de ácido gástrico suficiente, separam a B12 das proteínas nos alimentos. Dessa forma, a vitamina se liga a uma substância chamada de fator intrínseco – uma proteína produzida pelas células no revestimento gastrointestinal – antes de ser transportada ao intestino delgado, onde é absorvida.

Níveis baixos de ácido gástrico ou uma quantidade inadequada do fator intrínseco podem causar deficiências. Contudo, como o corpo possui boas reservas de B12, pode levar muitos anos para que desenvolva uma pequena queda dos níveis dessa vitamina.

Para que serve?

A vitamina B12 é essencial para a replicação celular, sendo particularmente importante para a produção das hemácias sanguíneas. Ela mantém o revestimento protetor ao redor dos nervos e auxilia na conversão dos alimentos em energia. Além disso, desempenha uma função essencial na produção de DNA e RNA, material genético contido nas células.

Juntamente com o ácido fólico, a vitamina B12 ajuda o corpo a processar a homocisteína – substância semelhante ao aminoácido. Assim, pode diminuir o risco de doenças cardíacas. Além disso, a B12 pode ajudar a prevenir muitas doenças neurológicas, bem como o entorpecimento e a rigidez das extremidades do copro; frequentemente associados ao diabetes. A B12 também pode ser importante no tratamento da depressão.

Após os 50 anos, algumas pessoas têm uma capacidade limitada de absorver a vitamina B12 a partir dos alimentos. Suplementos são recomendados porque mesmo deficiências leves dessa vitamina podem aumentar o risco de doenças cardíacas, depressão e doença de Alzheimer.

A vitamina B12 auxilia na manutenção do sistema imunológico. Alguns estudos sugerem que ela aumenta o tempo entre a infecção pelo vírus HIV e o desenvolvimento da Aids. Outras pesquisas indicam que a ingestão adequada de B12 melhora as respostas imunológicas dos idosos. Inclusive, é útil no tratamento da esclerose múltipla. Por meio de sua função de replicação celular, a vitamina B12 pode melhorar os sintomas da rosácea.

Ingestão Diária Recomendada (IDR)

ingestão diária recomendada para a vitamina B12 é de 1 mcg para adultos. Porém, muitos especialistas recomendam a ingestão de 100 a 400 mcg. Os suplementos de B12 são muito importantes para idosos – pois o nível de B12 no sangue diminui de acordo com a idade – e vegetarianos – por não consumirem carne, uma das principais fontes da vitamina. Porém, é possível ter uma dieta equilibrada sendo vegetariano.

Se você toma um suplemento de vitamina B12, também precisa ingerir um suplemento de ácido fólico. Uma ingestão elevada de um pode mascarar a deficiência de outro. Mas, lembre-se! Antes de tomar qualquer suplemento, converse com seu médico.

Considera-se que até 20% dos idosos tenham deficiências de vitamina B12, a maioria sem apresentar nenhum sintoma. À medida que envelhecem, por vezes desenvolvem um problema denominado gastrite atrófica, que reduz a produção de ácido gástrico. Sem a quantidade suficiente, o organismo não pode separar a vitamina B12 a partir das proteínas nos alimentos. Contudo, é capaz de absorver B12 suficiente dos suplementos ou de um cereal matinal enriquecido. Pessoas com úlceras, doença de Crohn ou outros distúrbios gastrointestinais, e também aquelas que tomam remédios para epilepsia, azia crônica ou gota, correm o risco de ter:

O excesso de vitamina B12 é prontamente excretado pela urina. Não existem efeitos adversos conhecidos decorrentes de uma ingestão elevada dessa vitamina.

Fonte da informação: https://www.selecoes.com.br/saude/vitamina-b12-descubra-para-que-serve-e-a-ingestao-recomendada/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *